Presidentes dos órgãos discutem possíveis ações para maior abertura do mercado aéreo brasileiro e incremento do turismo internacional no país

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra se reuniu, nesta terça-feira (19), com o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), José Ricardo Botelho, para debater possíveis ações conjuntas para aumentar a conectividade aérea brasileira com mercados emissores internacionais e o consequente estímulo ao turismo internacional no país.  

Segundo Teté Bezerra, a abertura do mercado aéreo é fundamental para atrair mais turistas estrangeiros para os destinos nacionais. “O estímulo a concorrência pode resultar em mais rotas internacionais para o Brasil e, até mesmo, na redução das tarifas, atenuando um dos entraves do turismo internacional no país que é o Custo Brasil. A aproximação do instituto com a agência de aviação é salutar para troca de experiências”, explica.

A Embratur, entre suas atribuições como a promoção internacional dos destinos brasileiros no exterior e o fortalecimento da imagem do Brasil como destino, também trabalha na captação de novos voos internacionais para os aeroportos brasileiros.

A presidente lembra que, no início do mês, durante importantes feiras de turismo do mercado europeu, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) e a ITB Berlim, a Embratur promoveu uma série de reuniões com empresas aéreas, como o Grupo Lufthansa, a Latam, Tap Portugal, Iberia e a Condor. O objetivo é contribuir com a ampliação de rotas rumo ao Brasil e colocar as secretarias de turismo dos estados presentes a estes eventos em contato com as companhias aéreas internacionais.

José Ricardo Botelho, presidente da Anac, afirmou que a agencia está disposta a promover a abertura do mercado, aumentar a concorrência e promover ações para apoiar o desenvolvimento do turismo. “Sou um entusiasta do turismo. Acredito que junto com a aviação, este setor forma um par perfeito para o desenvolvimento econômico do país. Ações em andamento como a redução do ICMS para combustível de aviação nos estados e a concessão dos aeroportos são importantes. O Brasil tem potencial único para o turismo internacional”, afirmou.

A presidente da Embratur destaca também que a edição da Medida Provisória que promove a abertura total de entrada de capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais é outra iniciativa que aumenta a competitividade do setor aéreo no Brasil e pode resultar na criação de novas rotas. A matéria está na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados desta semana.

 

Fonte: Embratur