%name Itamaraty já ajudou mais de 10 mil brasileiros a retornarem ao país
No total, foram identificados quase 16 mil brasileiros nessa situação, muitos deles nos EUA (Foto: MRE)

Quase 16 mil brasileiros que estavam no exterior foram surpreendidos por medidas de restrição do tráfego aéreo em razão da pandemia de coronavírus

Ministério das Relações Exteriores informou, na quarta-feira (1) que já ajudou no retorno ao País de dez mil brasileiros que estavam no exterior e foram surpreendidos por medidas de restrição do tráfego aéreo em razão da pandemia de coronavírus. No total, foram identificados quase 16 mil brasileiros nessa situação, muitos deles nos EUA.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, explicou que, nos casos de países em que o espaço aéreo foi fechado e os voos cancelados, o Itamaraty trabalha para obter autorizações especiais e também vai contratar voos charter, em que uma companhia aérea transporta os passageiros de outra que foi impossibilitada de voar.

De acordo com Araújo, o Brasil vai pagar pelos voos para trazer brasileiros que estão em locais onde já não estão disponíveis voos comerciais.

“Anteontem foi feito o primeiro desses voos charter, vindo do equador, trazendo cerca de 149 brasileiros, inclusive os atletas da equipe paralímpica de natação que estavam lá. Hoje há um voo vindo de Lima, com mais 160 brasileiros. Estamos tratando de novos voos dessa natureza”, disse o ministro.

O governo trabalhando para que todos os brasileiros que estão no exterior e que desejam voltar ao País, façam isso em segurança, informou.

. Bolívia:
Cerca de 11 ônibus organizados pelo Consulado em Santa Cruz, partiram da Bolívia na quinta-feira (2), às 23h40. Os 434 brasileiros que estavam nos ônibus já atravessaram a fronteira e chegaram ao Brasil.

. Trinidad e Tobago:
Nesta sexta-feira (3), os 9 brasileiros partiram de Port of Spain para Manaus, graças à colaboração da embaixada do Brasil com a empresa FMC Technologies do Brasil Ltda.

. Argentina:
Um grupo de motociclistas que saiu de La Playosa, Córdoba, chegou na quinta-feira (2) ao Brasil, com apoio da embaixada e dos consulados em Buenos Aires e Córdoba, que auxiliaram o grupo por meio da emissão de certificados de deslocamento. Outro grupo de motociclistas que saiu de Pedro Luro, Província de Buenos Aires, também conseguiu voltar ontem ao Brasil graças aos esforços da embaixada do Brasil.

. México:
O Itamaraty, por meio da embaixada no México, trouxe de volta, nos últimos 12 dias por voos comerciais, entre 900 e 950 brasileiros.

. Contatos:
O Itamaraty disponibilizou um formulário online para brasileiros que estão no exterior sendo afetado pela crise do novo coronavírus. Estão disponíveis também os seguintes números no Brasil para assistência aos brasileiros:

. América do Sul: +55(61)9826 00 767
. América do Norte, Central e Caribe: + 55(61) 9826 00 610
. Europa: + 55(61)9826 00 787
. África/Oriente Médio: + 55(61) 9826 00 568
. Ásia/Oceania: + 55(61) 9826 00 613

Fonte: Brazilian Voice