Embalado pela vitória no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil por 2 a 0 em cima do Corinthians e também por dois resultados positivos nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG volta a campo neste sábado para se manter na parte de cima da tabela. Fora de casa, o time mineiro visita o desesperado Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), às 18h30.

O Atlético-MG tem 10 pontos e ocupa a sexta colocação. Na última rodada fez 2 a 0 em cima do Internacional, em casa, e antes goleou o Cuiabá, por 4 a 0, na Arena Pantanal. No meio de semana ganhou por 2 a 0 do Corinthians pela Copa do Brasil. Nestes jogos marcou oito gols e não sofreu nenhum.

O Coritiba precisa vencer, se reabilitar para mandar a má fase para longe. Em seis jogos, o time paranaense somou apenas dois pontos e está na zona de rebaixamento. Na rodada passada perdeu o clássico para o Coritiba, por 3 a 2, sofrendo dois gols nos acréscimos.

O Coritiba ainda luta pra derrubar um tabu, porque não vence o time mineiro há sete anos, desde 11 de junho de 2016, quando ganhou por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga, agora no Palmeiras, e Kleber Gladiador. São seis jogos, com duas derrotas em Belo Horizonte, três consecutivas em casa e um empate.

O técnico Eduardo Coudet deve fazer algumas mudanças no Atlético-MG. Sobre a formação inicial, a tendência é que Mariano seja poupado na lateral-direita e, com isso, Bruno Fuchs e Saravia disputam a titularidade. Na ala-esquerda, Dodô pode ficar com a vaga de Rubens. Maurício Lemos também está na briga. No meio-campo, o comandante pode promover as entradas de Edenilson e Patrick nas vagas de Zaracho e Hyoran.

O zagueiro Igor Rabello e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, enfim, poderão voltar a ser relacionados e serão opções para o segundo tempo. Os volantes Allan e Otávio, o meia-atacante Pedrinho e o atacante Allan Kardec seguem entregues ao departamento médico e são baixas mais uma vez.

Para o goleiro Everson, sem tomar gols nos últimos três jogos, o Atlético-MG encontrou o equilíbrio entre defesa e ataque: “A defesa é o melhor ataque o ataque é nossa melhor defesa. Todo mundo está ajudando e somos um time só, mais forte”, disse o goleiro.

O técnico Antônio Carlos Zago não deve fazer grandes mudanças no Coritiba. As únicas dúvidas estão nos setores defensivo e de meio-campo. O lateral-direito Natanael, que foi poupado na última partida, deve começar jogando na vaga que foi de Marcos Vinícius. No meio, o experiente Júnior Urso voltou aos treinamentos e deve ser opção no banco de reservas. Por outro lado, entregue ao departamento médico, Willian Farias é desfalque certo. No mais, a base é a mesma que vem atuando.

Antônio Carlos não perde a esperança de vencer pela primeira vez, citando a boa atuação no clássico Atletiba. “Nós estivemos na frente do placar duas vezes e perdemos o jogo, sofrendo dois gols, nos acréscimos. Jogamos bem e podemos repetir esta atuação e mostrar intensidade.”