Apesar de ser fundamental, nem todos os tipos de proteína são bons em grande quantidade. Existe um tipo de carne que deve comer menos vezes e evitar sempre que possível. Pode entupir as artérias e aumentar o risco de doenças cardíacas.

O site SheFinds falou com os cardiologistas David Seitz e Nick West. Revelaram que a carne vermelha é a pior proteína que pode consumir. Se for processada, torna-se ainda mais perigosa. O sódio e a gordura que possuem podem levar a sérios problemas.

“Bacon, linguiça, salsicha e carnes frias, são tudo alimentos ricos em gordura saturada e sódio, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças”, diz David Seitz.

“O consumo de carne vermelha e de carnes processadas mostrou uma relação consistente em vários estudos com riscos aumentados de doenças cardíacas, câncer e diabetes”, continua Nick West.

Ainda assim, é uma fonte de ferro e vitamina B12. Pode ser consumida, mas em quantidades moderadas. Nick West diz que deve ser limitado entre duas a três porções por semana.

E que outra proteína pode ser comida em alternativa? A recomendação passa pelas carnes de aves. “São uma ótima fonte de proteína sem as gorduras encontradas na carne vermelha”, explica Nick West.

O frango é uma hipótese. Peixe, feijão, lentilhas e tofu também são boas opções. “Fornecem mais vitaminas, minerais e fibras do que a carne vermelha processada e são uma opção alimentar mais saudável para a saúde do coração”, sugere David Seitz.