Prévias são adiadas em 8 estados e em Porto Rico

Coluna Pedro Paiva.
Pedro Paiva
Até terça-feira, 24 de março, às 10h pm E.T., eram 8…

Coluna Pedro Paiva.

Pedro Paiva

Até terça-feira, 24 de março, às 10h pm E.T., eram 8 estados que já tinham confirmado o adiamento de suas primárias. Além de Ohio, que deveria ter ido às urnas no dia 17, e não foi, somaram-se à lista Rhode Island, Connecticut, Maryland, Indiana, Kentucky, Geórgia e Louisiana. O território de Porto Rico, que não vota nas eleições gerais mas vota nas prévias, também decidiu adiar.

A pandemia do coronavírus COVID-19 está mudando completamente a disputa interna do Partido Democrata. Não apenas no conteúdo da política, mas também na forma. Ao invés de de grandes comícios, candidatos agora aparecem apenas em lives de redes sociais com convidados. Os apoiadores que batiam de porta em porta convencendo seus vizinhos, agora só podem fazê-lo por telefone ou mensagem.

Na disputa interna dos democratas, nada parece ter mudado muito. Joe Biden segue o favorito, praticamente o vencedor. Bernie Sanders segue na defesa do Healthcare for All como resposta à crise e, com apoio de alguns membros do partido, vem atacando seu adversário por pouco questionar publicamente Donald Trump na sua tentativa, segundo eles falha, de contenção e combate ao vírus, além claro das políticas de apoio financeiro às famílias, tidas por ele como absolutamente insuficientes.

A maior mudança parece ser no cenário da eleição geral. Como já se esperava, os efeitos da pandemia na economia fizeram Trump cair nas pesquisas, dando espaço para os candidatos democratas. A diferença entre Trump e Biden, assim como entre Trump e Sanders, é agora de 6% nacionalmente, em favor dos candidatos democratas.

BERIE SANDERS .
BERIE SANDERS 

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook