Imagem: Flickr.

A Virgin Trains USA, empresa controladora do trem de alta velocidade Brightline, confirmou que demitiu 250 dos mais de 300 trabalhadores do sul da Flórida nesta semana, depois de anunciar na quarta-feira, 25, a suspensão do seu serviço no sul da Flórida por causa da pandemia do coronavírus.

A última partida saiu de Miami na noite da última quarta-feira.

Em meio ao coronavírus, Flórida fecha todos os 175 parques estaduais

A empresa disse que espera recontratar a maioria dos trabalhadores assim que o serviço for retomado, mas disse que é muito cedo para dizer quando isso pode ocorrer. As demissões não se limitaram aos trabalhadores das estações e faixas locais: entre os demitidos estava Bob O´Malley, vice-presidente de desenvolvimento corporativo.

Enquanto isso, mais de 700 trabalhadores da construção civil da empresa na rota de Orlando continuam empregados. Além do projeto de Orlando, a Virgin Trains também está construindo uma linha expressa de Las Vegas ao sul da Califórnia.

No sul da Flórida, até o momento, os serviços da Brightline são executados entre Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach. A empresa espera inaugurar a rota Miami-Orlando até 2021.

O desligamento do coronavírus no sul da Flórida afetou o transporte de massa. Veja como estão funcionando os transportes públicos:

Tri-Rail

A partir de segunda-feira, 30, os trens Tri-Rail continuam a operar regularmente. Solicita-se aos passageiros que consultem tri-rail.com ou o Twitter @Tri_Rail para obter atualizações do serviço.

Uber

A partir de terça-feira, 31, os passageiros dos EUA e do Canadá receberão uma mensagem assim que o aplicativo for aberto, lembrando-os de “achatar a curva” de transmissão do vírus ou “viajar apenas quando necessário”.

O Uber Pool, que reduz as tarifas ao permitir que os motoristas tenham até quatro passageiros viajando por uma rota semelhante no veículo ao mesmo tempo, está temporariamente suspenso. Todas as outras opções de passeio permanecem inalteradas.

Metrorail e Metrobuses

O trânsito no condado de Miami-Dade reduziu a frequência de serviço e suspendeu todas as taxas de trânsito para o Metrorail e o Metrobuses, incluindo recarga automática para portadores de passes mensais e taxas de estacionamento, nas estações do Metrorail até novo aviso por causa da nova pandemia de coronavírus.

Metrorail

Tanto a linha laranja quanto a linha verde continuarão em funcionamento durante a semana, das 5h à meia-noite, com um horário reduzido. Os serviços de fim de semana do metrotrilho permanecem inalterados.

Os passageiros que estiverem indo para a estação do Aeroporto Internacional de Miami precisarão se transferir na estação Earlington Heights para pegar o trem da Linha Laranja.

Durante o horário de pico da manhã e da tarde, os trens da Linha Verde do Metrorail que viajam entre as estações Dadeland South e Palmetto circulam a cada 15 minutos.

Metromover

Continua a operar das 5h da manhã a meia-noite, com uma programação reduzida nos dias úteis. Os serviços de fim de semana do Metromover permanecerão inalterados.

O Miami-Dade Transit diz que o Metromover está funcionando a uma frequência reduzida de sete minutos durante o horário de pico.

Embora não estejam relacionados ao COVID-19, os pilotos da Metromover devem lembrar que o serviço começará tarde às 14h de 29 de março por causa da construção nas proximidades da Brightline. Serviço de transporte gratuito será fornecido durante a interrupção do serviço. Para saber mais, visite miamidade.gov

Scooters, bicicletas e ciclomotores alugáveis

O aluguel de scooter foi temporariamente suspenso, incluindo bicicletas e programas municipais de compartilhamento de bicicletas, como o Citibike.

O sistema de bonde de Miami Beach, por exemplo, suspendeu seu 11th Street Loop até novo aviso.

Miami Beach também suspenderá todos os serviços de bonde a partir das 19h desta quinta até segunda ordem. Com informações do Miami Herald.

O post Brightline demite 250 funcionários e suspende serviço no sul da Flórida apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News