Viajar com crianças de qualquer idade é desafiador, mas especialistas afirmam que as viagens podem trazer benefícios significativos ao desenvolvimento infantil. Viajar expande o mundo dos pequenos, ensina a ter mais empatia em relação às diferenças culturais e ajuda a se adaptar a situações de mudança — e pode até moldar o desenvolvimento linguístico, no caso dos bebês.

Os benefícios de viajar com crianças

“Viajar tem o potencial de ensinar as crianças sobre as semelhanças com os outros e estabelece uma base sólida, especialmente nos primeiros anos. Temos o potencial de criar uma geração que saberá como viver e conviver com entre si”, disse Robin Hancock, especialista em educação global do Bank Street College, à Travel + Leisure. “As crianças vão começar a aprender as ferramentas para desenvolver relacionamentos significativos, especialmente em meio às diferenças, desde cedo”.

Viajar com crianças pode transformar a visão delas sobre mundo

O desenvolvimento mais rápido do cérebro ocorre nos primeiros cinco anos de vida de uma criança e, especialmente, nos três primeiros, disse a especialista. Cercar crianças desde o nascimento até cerca de três anos com pessoas que são diferentes delas “normaliza” essa experiência.

“Viajar e educar as crianças sobre seus papéis como cidadãos do mundo enquanto elas ainda são jovens garante que manterão essa mensagem na idade adulta”, disse ela. “Quando alguém começa cedo um hábito ou tradição, isso se torna a base através da qual ela vê o mundo para o resto da vida.”

Benefícios de viajar com crianças pequenas

Viajar com crianças pequenas — mesmo com seis meses de idade — também pode ajudá-las no desenvolvimento linguístico, disse Erika Levy, professora associada em ciências da comunicação e distúrbios do Teachers College da Columbia University.

Leia também:
Bebê de colo pode viajar de avião? Paga passagem? Tire todas as suas dúvidas!

Mesmo crianças pequenas podem tem benefícios para o desenvolvimento ao viajar

“Sabemos que, em termos de linguagem, os bebês percebem os sons de forma diferente dos adultos. À medida que envelhecem, eles perdem a capacidade de distinguir muitos dos outros sons da fala”, disse Levy. “Se os envolvermos com sons de fala de todo o mundo, então estamos mantendo essas categorias em andamento, o que ajuda mais tarde na vida com seu próprio idioma.”

E quando eles voltam para casa de uma viagem, suas experiências podem realmente ajudá-los na escola, de acordo com Hancock. “Isso os torna mais abertos para experimentar coisas novas e terem menos receios com pessoas e cenários que não são familiares para eles”, disse ela. “Isso inevitavelmente tornará as crianças mais abertas e eliminará o preconceito”.

Passear pela vizinhança já ajuda

Embora seja ótimo viajar para longe e conferir todas as atrações de um destino, caminhar pelo seu próprio bairro pode ser um dos momentos mais impactantes para as crianças, disse Hancock. O cérebro de uma criança tende a fazer conexões com base no que é familiar para ela.

Bebês de colo e viagens internacionais

Deixe as crianças ver o dia a dia dos lugares, não apenas as atrações

“Se você estiver em Veneza, passe um tempo no Grande Canal, e se estiver em Paris, passe um tempo na Torre Eiffel, mas as peças que realmente ressoam nas crianças são as experiências com as quais elas podem se relacionar”, disse ela. “Vai ser importante para o seu filho se você apenas sair para caminhar pela vizinhança. Inevitavelmente, você verá pessoas varrendo a calçada, lojas e vendedores locais. E isso é muito mais significativo — seu filho terá uma visão melhor de como é a vida cotidiana.”

Crie tradições durante as férias

As tradições podem ajudar as crianças a se conectarem com uma viagem. Como colecionar cartões-postais ou ímãs de todos os países que visitar, por exemplo. “As tradições são significativas para as crianças”, disse Hancock. “Qualquer coisa que você possa relacionar com o mundo da criança será uma experiência significativa para ela”.

Faça seus filhos brincarem com outras crianças

Reunir seus filhos com outras crianças da mesma idade ajudará no desenvolvimento delas, mesmo que não falem a mesma língua, de acordo com Levy. “Faça-os conhecer outras crianças — eles vão brincar, aprender e encontrar maneiras de se comunicar”, disse ela. “E aprenderão que nem todo mundo fala o mesmo idioma”.

Transforme a viagem em uma brincadeira

Peça às crianças que apontem coisas que são novas para elas, Levy recomendou “Peça-lhes que mostrem três coisas que nunca viram antes em casa. Você pode fazer uma caça ao tesouro para elas”.

Bebê de colo e bagagem

Viajar pode ser divertido. até mesmo para crianças

Prepare seus filhos com antecedência

Preparar as crianças para o que estão prestes a vivenciar pode ajudar muito, de acordo com Levy. Por exemplo, explique a elas com antecedência sobre os efeitos do jetlag. Se eles estiverem nervosos durante a viagem, leve um brinquedo especial para o avião. Mas, em geral, não se preocupe muito: as crianças tendem a ser bem mais adaptáveis ​​do que nós em novas situações.

Com informações da Travel + Leisure


E você, tem alguma experiência viajando com crianças? Como foi? Deixe seu comentário!

Fonte: Melhores Destinos