O Vasco volta a campo nesta quinta-feira, às 19h, com objetivo de se reencontrar com a vitória no Campeonato Brasileiro, o que não acontece há três rodadas. O adversário da vez será o Coritiba, que ainda busca sua primeira vitória. O confronto será no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), pela quinta rodada.

No último jogo, o Vasco segurou o Fluminense no Maracanã e empatou por 1 a 1, resultado valorizado pelo time. Mas agora o desejo é conquistar a segunda vitória. Depois de superar o Atlético-MG, por 2 a 1, empatou com o Palmeiras, por 2 a 2, e perdeu para o Bahia, por 1 a 0, além do clássico com o Fluminense. Com isso, soma cinco pontos, na zona intermediária da tabela.

De outro lado, o Coritiba ainda busca sua primeira vitória, já que acumula um empate e três derrotas. Com apenas um ponto, está na zona de rebaixamento. Na última rodada, foi superado pelo Bahia por 3 a 1, fora de casa.

Para voltar a vencer, a tendência é que o técnico Maurício Barbieri mantenha a base dos últimos jogos do Vasco. Desta vez, porém, não poderá contar com o meia Marlon Gomes, que se apresentou à seleção brasileira sub-20. Andrey Santos também foi convocado, mas o clube conseguiu segurar o atleta e a ideia é contar com ele nos próximos dois jogos, diante do Coritiba e do Santos. O lateral-direito Gabriel Dias e o volante De Lucca, que se recuperam de lesões, seguem como baixas.

Apesar de pontos importantes, Barbieri voltou a lembrar que o Vasco é um time em formação e que é necessário paciência para enfrentar qualquer adversário de igual para igual. “Tivemos um início de campeonato dos mais difíceis. Estamos lutando para competir e vamos melhorar, mas neste momento entender nossas limitações é sinal de sabedoria. O Vasco vai voltar a enfrentar qualquer adversário de igual para igual, mas precisamos de tempo, paciência e muito trabalho.”

Fora de campo, o Coritiba vive momento importante em sua história com a venda da SAF, mas dentro das quatro linhas precisa reencontrar a confiança. O técnico Antônio Carlos Zago deve jogar com apenas dois zagueiros, tirando Victor Luís e mantendo Henrique e Bruno Viana.

O Coritiba ainda pode ter os desfalques do titular Alef Manga e do reserva Jesús Trindade, citados no escândalo de manipulação de resultados. O meia Matheus Bianqui e o atacante Robson aparecem como opções a depender do esquema tático.

“Temos que procurar trabalhar o lado psicológico, que é zero. Está todo mundo abatido, mas não podemos abaixar a cabeça. Precisamos treinar e manter um bom ambiente, sem desconfiança. Quando sofremos um gol, o lado psicológico vai lá embaixo e nós sofremos. Vamos tentar melhorar”, disse Antônio Carlos.