Em entrevista ao programa Fox News Sunday, na TV americana, o presidente Donald Trump não confirmou se aceitará o resultado das eleições presidenciais, marcadas para novembro. Trump disse que “terá de ver” se a votação será legítima. Sem evidências, ele alega que o sistema de votação pelo correio pode ser fraudulento. 

Durante o programa, o apresentador Chris Wallace apresentou ao presidente dados de uma pesquisa realizada pelo canal, que mostram o democrata Joe Biden à sua frente com oito pontos de vantagem. Trump qualificou a pesquisa de “fake”. “Eu não vou perder porque essas pesquisas são falsas”, afirmou o presidente.  Wallace também perguntou a Trump se ele é um bom perdedor. Como resposta, ele falou que “depende” e repetiu as alegações sobre os votos pelo correio. Por conta da pandemia, alguns estados estão intensificando a votação à distância e o presidente vem criticando o sistema desde o início da campanha. “Acredito que o voto pelo correio vai comprometer a eleição”, afirmou Trump.

Outra pesquisa, realizada pela rede de TV ABC, mostra Biden à frente por 15 pontos. Entre os eleitores que, provavelmente, irão votar (o voto não é obrigatório no país), a vantagem do democrata é de 10 pontos. A maneira como o atual presidente vem lidando com a crise do coronavírus se mostra especialmente importante nesta eleição.  O presidente sofre resistência até mesmo dentro do Partido Republicano. Segundo a agência de notícias Reuters, Centenas de autoridades que trabalharam para o ex-presidente republicano George W. Bush devem declarar seu apoio ao candidato presidencial democrata.  Já Biden sofre pressões de grupos divergentes de seu partido para acelerar a escolha da vice-presidente em sua chapa. Ele se comprometeu a escolher uma mulher e já está entrevistando as candidatas.

Fonte: Brazilian Press