Três homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil do Estado de São Paulo na noite do último sábado, dia 21, durante uma confusão entre as torcidas de São Paulo e Vasco. Após o final da partida entre as duas equipes no Morumbi, um tumulto ocorreu na Estação Pinheiros enquanto os torcedores retornavam para casa.

O ônibus da torcida do Vasco, que era escoltado pela Polícia Militar, apresentou uma falha mecânica na volta para o Rio de Janeiro e teve de parar na Marginal Pinheiros. Alguns são-paulinos avistaram o veículo e tentaram agredir os vascaínos. A torcida do clube carioca foi contida pela PM e o ônibus seguiu trajeto.

Ainda enfurecidos, os são-paulinos passaram a incitar a violência contra funcionários da estação, chegando a atirar pedras, rojões, bombas e divisores de fluxo de passageiros. A circulação de trens teve de ser interrompida por 40 minutos devido ao tumulto.

Ninguém ficou ferido gravemente e três suspeitos foram detidos pelos agentes da concessionária e conduzidos para o 14º DP (Pinheiros). Lá, os torcedores de 24, 29 e 33 anos prestaram depoimento e foram indiciados pelos crimes de perigo de desastre ferroviário, incitação de violência e tentativa de lesão corporal.

“Nós vamos responsabilizá-los não só pela briga, pela provocação de tumulto, mas também por associação criminosa, por eles estarem reunidos para praticar esse tipo de crime, se a gente tiver a comprovação de que isso foi realmente premeditado e combinado entre as torcidas”, explicou o delegado Cesar Saad, em coletiva de imprensa neste domingo, realizada na sede do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).