Nova York está vivenciando um surto de sarampo, especialmente na região do Brooklyn, que fez com que o prefeito, Bill de Blasio, declarasse uma emergência de saúde pública na terça-feira, 9. Pessoas que moram em regiões afetadas e que estiveram em contato com pessoas doentes serão obrigadas a se vacinar e quem se recusar a tomar a vacina, vai pagar multa de $1 mil.

O surto faz parte de um reaparecimento mais amplo do vírus nos Estados Unidos, com 465 casos registrados em 19 Estados até agora neste ano, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

O surto no Brooklyn tem sido associado a uma criança não vacinada que foi infectada durante visita a Israel, que também está enfrentando uma epidemia da doença, de acordo com o Departamento de Saúde da Cidade de Nova York.

Autoridades de saúde informam caso de sarampo no condado de Broward

Autoridades disseram que irão impor multas de até mil dólares àqueles que não tomaram a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e não podem fornecer outra evidência de imunidade, como já terem tido sarampo.

Essa é a primeira vez na história recente em que a cidade de Nova York ordena vacinações obrigatórias, de acordo com autoridades de saúde.

Prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pede a moradores que vacinem. Foto: Reuters.

O maior surto do vírus, antes praticamente erradicado, na cidade desde 1991, está basicamente contido na comunidade judaica ortodoxa do bairro de Williamsburg, com 285 casos confirmados desde outubro, disse o prefeito Bill de Blasio em coletiva de imprensa. O número representa um salto acentuado dos apenas dois casos registrados em todo o ano de 2017.

“Esse é o epicentro de um surto de sarampo que é muito, muito preocupante e que precisa ser enfrentado imediatamente”, disse de Blasio. O prefeito foi acompanhado por autoridades de saúde da cidade que criticaram o que chamaram de “desinformação” espalhada por críticos das vacinas.

O vírus do sarampo é altamente contagioso e pode levar a sérias consequências e à morte. Embora nenhuma morte tenha sido confirmada até agora, 21 pessoas foram hospitalizadas, com cinco na unidade de terapia intensiva, segundo autoridades. Todos os casos confirmados, com exceção de 39, afetaram crianças. Com informações da BBC.

Leia também

Por que doenças como sarampo e pólio voltam a ameaçar o Brasil

Criança sem vacina contrai sarampo na Flórida

O post Surto de sarampo faz NY declarar emergência e exigir vacina apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News