A região de Stonehenge, na Inglaterra, recebe muitos turistas especialmente nesta época do ano para a famosa celebração do solstício de verão. Como o coronavírus está fazendo todo mundo ficar em casa, desta vez não vai dar para acompanhar a festividade pessoalmente, mas pela primeira vez na história a transmissão será feita ao vivo na internet no dia 20 de junho. Saiba como assistir!

Stonehenge ao vivo pela internet

A transmissão do solstício de verão, que marca o início da estação no hemisfério norte com o dia mais longo do ano, será realizada no dia 20 de junho, ao vivo pela English Heritage, que administra o monumento de Stonehenge. Será possível assistir nas páginas oficiais no Facebook e no YouTube a partir das 17h26 (horário de Brasília) com o pôr do sol, que depois nasce na madrugada de sábado para domingo às 00h52 (horário de Brasília).

“Esperamos que nossa transmissão ao vivo ofereça uma oportunidade para as pessoas se conectarem com esse lugar espiritual em uma época tão especial do ano e esperamos receber todos de volta no próximo ano”, diz Nichola Tasker, diretora da Stonehenge, após pedir que as pessoas não visitem o local esse ano considerando a pandemia da COVID-19.

Stonehenge na Inglaterra

Tão misterioso quanto as pirâmides do Egito é o monumento de Stonehenge, uma das mais impressionantes construções megalíticas do mundo. Trata-se de uma estrutura com mais de 5 mil anos formada de enormes e pesadas pedras, que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase 50 toneladas cada uma.

Segundo um escaneamento feito por autoridades britânicas do patrimônio histórico, as pedras foram cuidadosamente posicionadas para ali se alinharem com o nascer do sol no solstício de verão. A análise mostrou que a maneira e o ângulo em que as pedras foram colocadas favorecem a apreciação do espetáculo. Então é em junho, numa data que pode variar de acordo com o ano, que o sol nasce em perfeita exatidão bem em cima da pedra principal. O local está a 130 km a oeste de Londres, no condado de Wiltshire, na Inglaterra.

Leia também: O que fazer em Londres – dicas para a sua viagem à capital do Reino Unido
O que fazer de graça em Londres – como visitar a capital inglesa sem voltar falido

Stonehenge: como foi construído

Existe um grande mistério por trás da construção do monumento de Stonehenge. A falta de registros escritos e o longo tempo que ficou esquecida tornam a missão de decifrá-la ainda mais difícil. Mas então de onde estas pedras tão pesadas saíram e como elas foram carregadas até lá? Não se sabe ao certo, porém existem algumas hipóteses.

Os historiadores acreditam que Stonehenge servia como um calendário solar, o que provaria que os homens do período Neolítico tinham avançado conhecimento astronômico. Também existem evidências de que pode ter sido um cemitério de pessoas que viveram neste período pré-histórico considerando covas encontradas nos arredores. Outras teorias sugerem até mesmo ligações com extraterrestres, dizendo que o amontoado de pedras era um local de pouso de discos voadores. 👀

O monumento que se vê hoje em dia são as ruínas de um templo que foi utilizado por aproximadamente 3.500 anos. Apesar de se saber pouco sobre ele, os historiadores sugerem que foram cerca de mil anos para ficar completamente pronto.


E você, já esteve em Stonehenge? Assista a transmissão ao vivo do solstício de verão e depois comente abaixo contando se gostou!

Fonte: Melhores Destinos