pésNos últimos meses nossa rotina mudou radicalmente por conta do coronavírus.

Nesse cenário, as atividades físicas ficaram mais restritas, as jornadas de deslocamento na rua praticamente cessaram e o tempo sentado em frente ao computador. E isso tudo tem, claro, uma série de reflexos para a saúde, inclusive do coração.

Saiba que olhar para os pés de forma detalhada e atenta pode trazer pistas importantes sobre o funcionamento do seu corpo. Não apenas sinais de doenças preexistentes, mas também de problemas que podem surgir em decorrência da nossa realidade atual. 

Vamos a alguns sinais e o que fazer: 

Inchaço:
Meus pés não entram nos sapatos. Se seus pés aumentam de tamanho com frequência e permanecem assim por dias, é preciso investigar o que está acontecendo. Primeiro, devemos avaliar se isso ocorre de forma apenas um pé ou com os dois. Quando é os dois é afastada a possibilidade de o sintoma estar relacionado à insuficiência cardíaca. Mas se está acontecendo apenas com um é importante prestar atenção pode ser algum problema de circulação. 

Dores nos pés
As dores agudas e crônicas de um modo geral estão relacionadas com alterações da circulação arterial isso ocorre por ficarmos muito tempo sem nos mexer e sem fazer algum tipo de caminhada. 

Meus pés estão sempre gelados  
Ainda que seja normal sentir frio nos pés sem que isso tenha uma causa mais grave, a sensação de frio crônico nos dedos pode ser mais um sinal de má circulação sanguínea.

É aconselhável levantar de tempos em tempos e dedicar alguns minutos do dia para um exercício simples, mas que ajuda a manter a circulação. Basta movimentar o pé como fazemos ao pisar no acelerador de um carro. Esse movimento ativa as panturrilhas imediatamente. Outra dica é sempre que possível intercalar o sentar e o andar. Deixar as pernas levantadas ao fim do dia pelo tempo mínimo de 15 minutos também pode contribuir.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Sinais que os pés nos dão sobre possíveis problemas de saúde apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News