Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, voltou aos holofotes neste sábado ao assegurar um lugar na primeira fila do GP do Canadá. O piloto espanhol vai largar ao lado de Max Verstappen, que garantiu a pole position pela Red Bull. A corrida acontece neste domingo, às 15h.

Enquanto o holandês confirmou o seu favoritismo conquistando o posto de honra no grid, o feito de Alonso ganha importância pela superação, já que a Alpine, equipe francesa, ainda tenta achar uma estabilidade para brigar com as grandes escuderias da Fórmula 1.

Dono de um temperamento intempestivo no circuito Gilles Villeneuve, Alonso já traçou a sua estratégia de corrida. “Acho que vamos atacar Max na primeira curva”, afirmou o piloto.

No entanto, ao ser questionado se espera uma vitória na corrida deste domingo, quando a previsão do tempo indica ausência de chuva, o piloto deu a entender que já se dá por satisfeito se conseguir chegar entre os cinco primeiros colocados.

Bastante festejado pelo público em Montreal, Alonso comemorou muito o resultado e a evolução apresentada no final de semana. “A sensação é ótima. Foi um final de semana incrível. Eu estava muito confortável dirigindo esse carro e os fãs me ajudaram a dar um empurrão extra.”

Apesar de ter sido a grande surpresa do grid, Alonso sabe que o favoritismo de Verstappen é gigantesco. O holandês da Red Bull, que vem de vitória no Azerbaijão, lideram o Mundial de pilotos com 150 pontos, seguido por seu companheiro de escuderia Sérgio Perez, que tem 129. Alonso aparecem em 16º lugar com 16 pontos no Mundial de pilotos.