Esses são os nomes dos furações da temporada de 2019

Imagem: National Hurricane Center.

Dezesseis tempestades nomeadas, incluindo oito furacões, estão previstas para a temporada de furacões no Atlântico 2020, de acordo com previsões antecipadas divulgadas na última quinta-feira por especialistas da Universidade Estadual do Colorado.

Quatro dos furacões se tornarão grandes tempestades da categoria 3 a 5, com ventos sustentados de pelo menos 111 mph, indicam as projeções para a temporada que vai de 1º de junho a 30 de novembro.

Vacina BCG é testada como alternativa para atenuar a gravidade da Covid-19

A chance de pelo menos um grande furacão atingir terra firme em 2020 ao longo da costa dos EUA é de 69%, em comparação com uma média no último século de 52%, disseram os pesquisadores. Há uma chance de 95% – a média é de 84% – de que pelo menos um furacão este ano chegue a terra nos EUA.

“A última temporada com quatro ou mais grandes furacões foi em 2017 – ano recorde de danos- que viu os furacões Harvey, Irma e Maria”, disse o meteorologista da CNN Brandon Miller. “Eles causaram danos significativos nos EUA e no Caribe”.

Seis grandes furacões se formaram em 2017 na bacia do Atlântico. A média sazonal é de 12 tempestades, incluindo seis furacões.

As previsões não apontam com precisão onde as tempestades podem ocorrer e a probabilidade de chegar a um local único é baixa.

“Os moradores costeiros devem se lembrar de que é necessário apenas um furacão para chegar a uma temporada ativa”, escreveram os pesquisadores Philip Klotzbach, Michael M. Bell e Jhordanne Jones.

Confiantes na previsão

A atividade acima do normal foi prevista de forma consistente em todos os tipos de previsões, explica Klotzbach.
“Este ano, usamos quatro técnicas diferentes para desenvolver nossa previsão”, disse ele à CNN Weather. “E todos eles apontam para uma temporada ativa”.

A temperatura da superfície do mar é um dos ingredientes necessários para alimentar os furacões. Quanto mais quente o oceano, mais combustível disponível para as tempestades.

“Eu diria que este ano estamos bastante confiantes”, disse Klotzbach, citando a falta de condições do El Niño que podem interferir nas expectativas. Quando o El Niño está presente, reduz a atividade de furacões no Atlântico devido ao aumento do cisalhamento vertical do vento – mudanças na velocidade e direção do vento com a altura que impedem o desenvolvimento de furacões.

No entanto, embora estejam previstos quatro grandes furacões nesta temporada, isso não significa que necessariamente haverá um impacto na costa dos EUA.

Até 2017, houve uma seca de 12 anos sem um único grande furacão em qualquer lugar do país (do furacão Wilma em 2005 ao furacão Harvey em 2017), lembraram os pesquisadores. “O último grande furacão a atingir os EUA foi o Michael em 2018”, disseram.

Em abril, os primeiros especialistas podem obter uma boa indicação de como serão as condições durante a temporada de furacões. “Descobrimos que há muita incerteza com o estado futuro de ambos (El Niño) e do Atlântico antes dessa época”, diz Klotzbach.

Ainda assim, esses modelos estatísticos e dinâmicos falham em alguns anos, esclareceram os pesquisadores.
“No ano passado, previmos uma temporada de furacões quase média e acabamos um pouco mais ativos do que pensávamos”, afirmou o pesquisador.

A previsão oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica será divulgada em maio. A equipe de pesquisa de furacões do Estado do Colorado também divulgará previsões atualizadas em 4 de junho, 7 de julho e 6 de agosto. Com informações da CNN.

O post Previsão indica 4 grandes furacões no Atlântico na temporada 2020 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News