SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cineasta Steven Spielberg afirmou que cometeu um erro ao editar uma cena de “E.T. – O Extraterrestre” para se adequar às normas sociais dos anos 2000 na edição comemorativa de 20 anos do longa.

A cena do clássico de 1982 a qual ele se refere mostra agentes federais segurando walkie talkies em vez de armas enquanto perseguem crianças, como era mostrado na versão original do filme.

O diretor de cinema diz que fez a alteração porque estava tentando ser sensível ao fato de que policiais armados estavam abordando crianças. Com o passar dos anos, a mudança não o agradou, afirmou.

“Eu nunca deveria ter feito isso. ‘E.T.’ é um produto de sua época. Nenhum filme deve ser revisado com base nas lentes que somos agora, seja voluntariamente ou sendo forçado”, disse durante entrevista em evento da revista Time, em Nova York.

“Todos os nossos filmes são uma espécie de placa de sinalização de onde estávamos quando os fizemos, como era o mundo e o que o mundo estava recebendo quando divulgamos essas histórias”, disse.

Em seguida, Spielberg comentou sobre a edição feita no livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Roald Dahl. A mudança altera palavras consideradas ofensivas para os padrões de hoje.
“Para mim, é sacrossanto. É a nossa história, é o nosso patrimônio cultural. Eu não acredito em censura dessa forma.”