Entrevistei Shirley Vida, assessora de Comunicação Empresarial e ela explica porque gerar conteúdo de valor na internet é tão importante.

Shirley Vidal Crédito da fotógrafa Anne Pacheco

Shirley Vidal Crédito da fotógrafa Anne Pacheco

Shirley, o que você faz?

Sou sócia da Comunicação VIP, agência de assessoria de imprensa e marketing digital. Também atuo como mentora de marketing de profissionais e empresas. Sou designer gráfico, jornalista, pós-graduada em Comunicação Organizacional pela Universidade Tiradentes e MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Há mais de 10 anos iniciei minha carreira em assessoria de comunicação, inicialmente, dentro de uma construtora com atuação no nordeste brasileiro. Há 6 anos piloto a VIP, atendendo clientes dos segmentos de varejo, educação, saúde, justiça, esporte e construção civil.

Para quem você trabalha?

Atualmente nossa cartela de atendimento abrange hospital, clínica, faculdade, escola de idiomas, tribunal regional do trabalho, academia, franquia varejista, duas redes de supermercados, farmácia e construtora.

Sua história

Nasci em Aracaju, capital de Sergipe, estado localizado no nordeste brasileiro. Fui criada no interior do estado, em Propriá, onde o rio Velho Chico deságua. Enquanto minha mãe trabalhava como bancária, a minha avó coube o ofício de me educar. Então posso dizer que minhas maiores referências familiares e de história de vida são matriarcais, de mulheres que lideram seus próprios caminhos. Conheci meu pai aos 13, após um acidente grave da minha mãe, foi aí que herdei meu sobrenome Vidal, assim que ele me registrou. Para concluir meus estudos, precisei ir para Aracaju a fim de ter um ensino médio que me proporcionasse a chance de ingressar na Universidade. Assim fiz e desde o primeiro período como universitária comecei a estagiar. Cheguei a fazer uma intranet no Datasus/SE, órgão do Ministério da Saúde.

Meu primeiro emprego foi antes da formatura e também atuei como vendedora de shopping por um longo tempo, visto que me dali obtinha o recurso necessário para me manter na capital.

Passei por empresas como a Claro, Yázigi Internexus e Imaginarium, em todas, minha atuação era no comercial, o que considero experiências essenciais, que me deram bagagem para negociar com clientes até hoje. Ingressei no grupo de construção civil Norcon em 2007. Foi a minha grande escola profissional, pois a empresa atuava em 4 estados do nordeste e tinha uma demanda gigante em comunicação e marketing imobiliário. Galguei posições, começando como analista e finalizando o ciclo na liderança do meu setor. Mesmo com o desligamento, a empresa propôs que eu abrisse uma agência para atendê-los e foi desta forma que comecei a Comunicação VIP em 2012.

Qual lacuna seu trabalho preenche?

Amo o que faço. Comunicar e facilitar os meios de interação, de engajamento e acessibilizar as informações realmente me proporciona um grande nível de satisfação profissional. É um dos meus grandes propósitos existenciais, visto, que em essência, comunicar é tornar alguém mais rico, mais abundante, mais sensível e pode levar a uma compreensão mais profunda de diversos interesses que temos.

Quais são seus maiores desafios?

O comunicador é também um educador. Como atuo com empresários e gestores de marketing e comunicação, os desafios giram em torno do quanto estamos sendo assertivos em nossas estratégias. Pesquisar, estudar tendências tecnológicas, comportamentais, planejar, executar e medir, são panoramas constantes e dinâmicos, onde o exercício é sempre se perguntar o quanto estamos acertando e como poderemos melhorar. É um processo contínuo e cheio de aprendizado.

Alguma história engraçada?

Tenho várias (risos). Mas a mais absurda é a ‘Panqueca do Mal’, uma gestão de crise de imagem que tive de gerir na Bahia. Os operários de uma obra próxima ao aeroporto de Salvador começaram a passar mal após 1h da refeição, que era ofertada pela empresa que eu assessorava. Cerca de 300 funcionários alegavam estar com fortes dores abdominais, diarreia, vômito, sintomas de infecção intestinal. Todos foram direcionados ao posto de saúde que tinha logo ao lado da obra. Uma fila de gente, com farda, se aglomerou em frente ao posto de saúde. A imprensa não tardou a chegar e cobrir toda a situação. Ao passo em que os repórteres perguntavam aos colaboradores qual havia sido o prato do dia na obra, todos respondiam que a culpa daquilo tudo era da panqueca. Pois bem, os órgãos responsáveis pela vigilância sanitária recolheram amostras dos alimentos servidos no dia, e nós, da comunicação, atualizávamos boletins de saúde para informar como estava o estado dos trabalhadores. A manchete da capa de um jornal de grande circulação na capital baiana deu o tom da matéria: “Panqueca do mal”, com direito a foto da fila de funcionários com a mão na barriga. Em 30 dias, o laudo dos alimentos deu o veredicto. Um molho de pimenta – levado e produzido pelos funcionários – foi o vilão! Como bons baianos que eram, a maioria pôs a tal da pimenta na panqueca e o resultado foi este.

Qual é a sua mensagem e dicas para pessoas que poderiam se beneficiar do seu trabalho?

A comunicação é um elo poderoso entre todas as conexões que podemos estabelecer, sejam clientes, colaboradores, fornecedores, a comunidade e organizações que fazem interface com o seu negócio. Integrar as mídias, reunir as pessoas via telas ou presencialmente, está ao alcance de todos. Vivenciamos uma fase de grandes oportunidades porque temos a tecnologia à nossa disposição. Quando comunicação integrada e tecnologia se reúnem criamos ambientes abundantes em experiências, oportunidades e grandes aprendizados.

Reputação online

Reputação é credibilidade. Além de uma imagem de autoconfiança, um líder precisa realmente ser aquilo que prega, visto que a verdade pessoal de alguém não é construída como roteiro de novela, mas sim, é referenciada. Uma rede de pessoas, empresas, profissionais que se relacionam com aquela marca pessoal irá testemunhar sobre seu trabalho.

Isso é construção de imagem, que não é feita a curto prazo, mas sim, é um projeto de médio e longo prazos. Além disso, dispor de canais efetivos de comunicação, que atraiam seus públicos e fomentem determinado posicionamento social, faz parte deste projeto de comunicação e marketing.

Uma Dica de marketing digital

É natural que a minha dica de marketing digital esteja voltada para a promoção de conteúdos.

Entender primeiramente o que a sua audiência tem buscado, dará um direcionamento de como segmentar seu negócio em marketing de busca: SEO e SEM.

Este conteúdo de valor para sua audiência poderá ser elaborado com vídeos, textos, enriquecido com infográficos e distribuído em multiplataformas, adequando o formato e linguagem para cada uma das mídias. Ser uma autoridade e gerar influência, vai além do digital, mas pode ser iniciada a conversa via tela.

Encontros reais promovidos em lives, gerar mais real time para a audiência, cruzar com estratégia de inbound marketing e funil de vendas, enfim, todos estes ingredientes podem ser inteligentemente estruturados, medidos e gerar resultados promissores, sejam de vendas convertidas ou ações esperadas para aquele determinado público.

Obrigado Shirley!

Fernando Azevedo, Silicon Minds – gerenciamento de reputação digital

O post Por que criar valor na internet é a melhor estratégia – especialista em comunicação Shirley Vidal explica apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News