O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), nomeou Rogério Carboni como secretário interino da recém-criada Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial do Estado. Carboni, que já é secretário de Desenvolvimento Social e Família, também acumula a chefia interina da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Segundo nota oficial, o governador “já está definindo o nome que assumirá a secretaria, e será uma mulher”. A nomeação de Carboni teria sido necessária para dar andamento a questões burocráticas nas novas pastas, que foram desmembrada da Secretária de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que estava sob o seu comando até o ano passado.

Ao Estadão, a assessoria de comunicação do Palácio Iguaçu afirmou que as secretarias terão seus titulares divulgados nos próximos dias, começando com o nome feminino que deve liderar a Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, que deve ser anunciado nesta segunda-feira, 15.

A nomeação de Carboni gerou reações contrárias nas redes. Angela Alves Machado, que foi candidata ao governo do Estado, disse que a indicação dele “é um deboche com a luta das mulheres e da negritude”.