MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) – O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) terá à sua disposição uma força-tarefa de advogados para enfrentar as investigações da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que será instalada em Brasília tendo a organização como alvo.

O grupo Prerrogativas, composto por advogados, juristas e defensores públicos, já se disponibilizou para fazer uma espécie de mutirão e prestar assessoria jurídica a lideranças do movimento, que eventualmente poderão ser convocadas a depor na Câmara dos Deputados.

O apoio já foi oferecido, e caberá ao MST decidir se irá aceitá-lo ou se optará por seguir apenas com seus advogados.

“Não tenho dúvidas de que essa CPI será um tiro no pé da oposição. O MST mostrará ao país a importância da reforma agrária e da função social da propriedade. O MST tem a nossa solidariedade, a nossa admiração, o nosso respeito e o nosso irrestrito apoio”, afirma o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas.

Carvalho diz que o grupo não vê a comissão com apreensão -mas, pelo contrário, avalia que ela dará ao movimento a oportunidade de desmistificar a sua imagem e de mostrar à sociedade diversas ações que seriam benéficas para o país. “Do limão, nós vamos fazer uma limonada”, afirma o advogado.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), leu requerimento que cria a CPI do MST na semana passada. A iniciativa ocorre em meio a invasões promovidas pelo movimento em abril e à crescente pressão da bancada ruralista, que é composta por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No sábado (29), lideranças do MST e integrantes do grupo Prerrogativas se reuniram em São Paulo para inaugurar a Cozinha Escola para Brilhar Dona Ilda. O evento, que contou com a presença de ministros de Lula (PT), marcou uma trégua entre o movimento e o governo após as invasões a fazendas e a sedes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no mês passado.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, compareceram à inauguração da Cozinha Escola para Brilhar Dona Ilda, realizada em São Paulo, no sábado (29). O projeto é capitaneado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e pelo Prerrogativas. O advogado e coordenador do grupo, Marco Aurélio de Carvalho, e o dirigente do movimento social João Paulo Rodrigues estiveram lá.

 

Leia Também: Governo Lula não reduziu popularidade de Bolsonaro, diz Valdemar