19/01/201814h46O ex-governador do Rio chegou ao IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba na manhã desta sexta-feira (19) para fazer o exame de corpo de delito com algemas nas mãos e uma corrente nos pés.
Após o exame, o político foi para o Complexo Médico Penal, que fica em Pinhais (região metropolitana de Curitiba), onde estão outros presos da Lava Jato como o ex-deputado Eduardo Cunha.
Uma aeronave da Polícia Federal transportou o ex-governador ao Paraná.
A defesa de Sérgio Cabral disse que ele está “proibido de falar, com pés e mãos algemados. Esqueceram apenas de colocar o capuz e a corda”.
“A defesa está indignada e estarrecida com tamanho espetáculo e crueldade.”
O uso de algemas em situações de exposição pública não vinha ocorrendo com presos da Lava Jato no Paraná, deflagrada há quase quatro anos.
DETERMINAÇÃO
Os juízes federais Sérgio Moro, de Curitiba, e Caroline Vieira Figueiredo, do Rio, imediata de Cabral para um presídio no Paraná por conta das supostas regalias a que ele teria tido acesso no sistema prisional fluminense.]
Moro justifica a transferência lembrando que Cabral, além de governador, já foi deputado estadual e presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), e possui relações relevantes com as autoridades do Estado, o que representa um “risco concreto de que ele possa utilizar essas relações para, continuamente, obter ou tentar obter privilégios no cárcere”.

Fonte: Folha de S.Paulo