“Pele seca é algo que muitos consideram ‘inofensivo’ e sem importância. É, no entanto, em alguns casos, um sintoma associado a uma condição muito séria: deficiência de ferro (algo capaz de aumentar o risco de anemia e outros problemas).

Caso não saiba, a falta de ferro é mais comum entre mulheres na pré-menopausa, assim como em grávidas e indivíduos que seguem dietas vegan ou vegetarianas, segundo o jornal Mirror.

Além dos sintomas relatados, como pele seca, a deficiência de ferro também está associada à fadiga, sentir frio constantemente, dores de cabeça, falta de ar e muitos outros. Essa deficiência pode afetar negativamente o sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível a infecções. Também pode levar à fraqueza muscular, dificuldade de concentração, irritabilidade e até mesmo problemas de crescimento em crianças.

Para diagnosticar a deficiência de ferro e determinar a sua causa subjacente, é essencial consultar um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista. Eles poderão solicitar exames de sangue específicos para avaliar os níveis de ferro no organismo e recomendar ações adequadas, como suplementação de ferro, mudanças na alimentação ou outros tratamentos necessários.

É fundamental lembrar que cada pessoa é única e os sintomas e abordagens de tratamento podem variar. Portanto, é essencial buscar aconselhamento médico personalizado para lidar adequadamente com a deficiência de ferro e garantir uma saúde ótima.”

Leia Também: Sinais de que está consumindo muito sal (e nenhum é sede)