Da esquerda para a direita em cima, Derek Chauvin, Tou Thao – embaixo Thomas Lane e J. Alexander Kueng. Foto:Minnesota Department of Corrections and Hennepin County Sheriffs Office via Reuters.

Os outros três policiais que também participaram da ação foram detidos e receberam acusações de ajudar e favorecer homicídio em segundo grau, segundo o advogado da família Floyd, Benjamin Crump. Thomas Lane, J. Kueng e Tou Thao tinham sido demitidos, mas não haviam sido presos nem acusados anteriormente.

Chauvin tinha sido preso e acusado de homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando se considera que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

Floyd morreu em 25 de maio após ser filmado com o pescoço prensado pelo joelho de Chauvin em Minneapolis. O ex-segurança, que era negro, foi alvo da operação policial por supostamente tentar pagar uma conta em uma mercearia com nota falsa de US$ 20. A ação durou mais de oito minutos, e Floyd repetiu que não conseguia respirar, até que ficou inconsciente.

Protestos contra a morte de George Floyd se espalham pelos EUA

A família de Floyd afirmava que a acusação não era suficiente e pedia que fosse ampliada para homicídio em primeiro grau (com a intenção de matar) e que os colegas de Chauvin também fossem acusados.

Segundo o advogado da família, Benjamin Crump, as novas acusações são um “momento agridoce”, já que, apesar da tristeza pela morte, eles se sentem gratos pela ampliação. Ainda de acordo com Crump, o promotor afirmou que, caso existam evidências que justifiquem, a acusação de Chauvin ainda pode ser elevada a homicídio em primeiro-grau.

Embora apenas Chauvin apareça no vídeo, com o joelho sobre o pescoço de Floyd, Lane, Kueng e Thao também ajudaram a imobilizar a vítima, segurando o corpo do ex-segurança.

Divergência nas autópsias

A autópsia inicial, apresentada pela cidade de Minneapolis, afirmava que não havia “nenhum achado físico que suporte o diagnóstico de asfixia traumática ou estrangulamento”.

Porém, dois novos laudos de autópsias declararam que a morte de Floyd foi um homicídio causado por asfixia.

Uma delas foi divulgada pela família de Floyd, que contratou um legista independente. Segundo advogados, o exame apontou que a compressão do joelho policial sobre o pescoço cortou o fluxo de sangue para o cérebro do ex-segurança. Além disso, o peso sobre as costas da vítima dificultou sua respiração.

A segunda, assinada pelo departamento legista do Condado de Hennepin, afirma que o ex-segurança morreu por “parada cardiopulmonar agravada pela compressão do pescoço a que foi submetido enquanto estava restrito pelo agente da lei”. Com informações da Reuters. 

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Outros três policiais envolvidos na morte de George Floyd são presos e acusados apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News