Onze idosos foram resgatados de situações de violência e maus tratos e outros 387 foram atendidos durante uma operação conjunta do Ministério Público Estadual, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social.

A ação foi realizada nos últimos 30 dias, em várias regiões de Minas Gerais. De acordo com o Ministério Público, a operação visou combater e investigar denúncias de violência contra idosos praticada em residências particulares, asilos, lares temporários e instituições de acolhimento.

Durante as operações, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, 111 mandados de prisão e 89 medidas protetivas de urgência. 90 pessoas foram presas – 30 delas em flagrante.

Ainda de acordo com o Ministério Público, foram realizadas 259 visitas e diligências em asilos e instituições de acolhimento. Além da situação da saúde dos idosos nesses locais, foram feitas vistorias nas instalações, como armazenamento de alimentos e medicamentos, banheiros, cozinha, área de lazer e convivência, quartos e alojamentos pela Vigilância Sanitária.

15 estabelecimentos não estavam em conformidade com as normas, e os responsáveis foram orientados ou notificados a tomarem as providências necessárias. 

Além dos crimes de violência e maus tratos, foram investigados crimes de abandono de incapaz, estelionato, apropriação indébita e falsidade ideológica.

A violência contra a pessoa idosa é crime previsto em lei, e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão e multa. Denúncias podem ser feitas diretamente ao Ministério Público, pelo número 127, e também pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100, e pelo disque-denúncia, 181, com sigilo garantido por lei.