Uma onça-parda (Puma concolor) foi avistada no Parque Anhanguera, na zona norte de São Paulo. O felino, considerado o segundo maior das Américas, foi registrado em vídeo dentro da área de proteção da prefeitura paulistana nas proximidades da rodovia SP-330.

O animal habita todo o continente americano e tem uma capacidade de adaptação incrível. Populações da onça-parda podem ser encontradas na Caatinga ou na Patagônia, no deserto do Atacama e na tundra Canadense. E podem aparecer no meio da capital paulista também.




© Yuri Ferreira

Onça-parda é o felino de grande porte mais comum das Américas; aparição em parque paulistano é sinal de conservação do animal

Essa é a primeira vez que uma onça-parda é vista no Parque Anhanguera. A região é próxima do Pico do Jaraguá e da Serra da Cantareira, zona verde da região metropolitana de SP.

“Nunca registramos antes com imagem [a presença do animal naquela área]. Por isso, muita gente não acreditava que elas poderiam circular lá”, afirma Juliana Summa, diretora da Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, em entrevista à Folhapress. “Mas já flagramos pegadas de onças-pardas desde 2019”, completa a especialista.

Em 2009, uma onça-parda foi atropelada na Rodovia Anhanguera, na altura da cidade de Jundiaí. A onça foi batizada com o nome da estrada e chipada para monitoração de seus movimentos.

Segundo Yara Barros, coordenadora do projeto Onças do Iguaçu, esses felinos têm uma capacidade de se adaptar a locais como cidades. “Depois dos 2 anos de idade, os jovens têm de sair de perto da mãe. Como a onça-parda tem uma plasticidade ecológica, e tolera um pouco mais as mudanças causadas pelo homem, ela acaba chegando a locais mais perturbados, como cidades. Elas também podem ser avistadas em canaviais e plantações de cana, por exemplo”, disse.

De acordo com os especialistas, é importante manter as áreas verdes da capital para evitar o contato das Puma concolor com as cidades, com fins de segurança dos felinos e dos humanos.

Leia também: Onça-parda considerada localmente extinta é vista em floresta do RJ depois de 100 anos

Fonte: MSN