Um estudo realizado pela Spectrum Collections, uma empresa britânica de cosméticos, com apoio da cientista Carly Musleh, sugere que não limpar os pincéis de maquiagem pode deixá-los tão sujos quanto um assento de vaso sanitário.

Os pesquisadores analisaram dois conjuntos de pincéis de base, um limpo e outro sujo, que foram usados como teste durante duas semanas. O resultado foi comparado com uma amostra coletada de um vaso sanitário.

As amostras revelaram que todos os pincéis de maquiagem sujos podem transmitir E.Coli e contêm leveduras e fungos, que podem levar a infecções fúngicas, enquanto os pincéis limpos apresentaram muito menos bactérias. Ambos os tipos de pincéis tinham mais patógenos do que o assento de um vaso sanitário.

Diante dos resultados, a Spectrum Collections questionou seus clientes sobre com que frequência limpam seus pincéis. Cerca de 40% dos entrevistados admitiram que lavam os pincéis a cada duas semanas e 20% disseram que higienizam os pincéis a cada um a três meses.

A cientista Carly Musleh recomenda, no mínimo, a lavagem semanal dos pincéis. “Muitos de nós os usamos diariamente para aplicar uma variedade de produtos diferentes, mas frequentemente passamos semanas ou meses sem limpá-los”, alerta, destacando que “usar pincéis sujos pode aumentar o risco de desequilíbrio na comunidade microbiana saudável e levar a um aumento no número de microrganismos patogênicos, causando surtos ou problemas mais sérios, como impetigo [uma infecção de pele comum e altamente contagiosa] ou infecções estafilocócicas”.

A cientista ainda acrescenta que não devemos submergir a parte de metal na água, pois isso pode danificar o objeto. Certifique-se de limpar o centro e a parte inferior das cerdas, onde normalmente as bactérias se acumulam.

Leia Também: A fruta docinha que todos temos em casa e ajuda a perder peso