Lábios muito ressecados podem ser um sintoma de algo grave. O alerta foi feito ao jornal Daily Express por Mark Brown, enfermeiro e co-fundador da Dermavitality, uma marca de produtos de pele orgânicos para doentes oncológicos. 

“Lábios secos são comuns no inverno ou meses mais secos, e podem mesmo ser causados pela exposição solar, e são normalmente resolvidos bebendo mais água ou usando um batom hidratante”, disse. Contudo, “se os lábios continuarem excessivamente secos e gretados, ou começarem a sangrar, isto pode acontecer devido a uma queilite actínica”, uma doença potencialmente maligna da boca. 

Segundo o Instituto Português da Face (IPF), “na maioria das vezes resulta da exposição prolongada ao sol”. “Afeta sobretudo o lábio inferior. A sua evolução é lenta, mas as alterações são irreversíveis”, pode ler no portal do IPF. O risco de transformação maligna é alto: 25% em 10 anos de doença.

Como tal, deve estar atento a desidratação dos lábios, fissuras, indefinição do limite entre o lábio e a pele, descamação, lesões brancas na linha úmida dos lábios, crosta ou ulceração.