Campeão da MotoGP em 2021, Fabio Quartararo ficou de fora do top 10 do primeiro grid da temporada 2022. Dono da 11ª posição no treino classificatório para a etapa do Catar, o francês de 22 anos foi ofuscado pelo brilho do espanhol Jorge Martín, que garantiu a pole position neste sábado, com uma volta de 1min53s011, no Circuito Internacional de Losail.

O italiano Enea Bastianini foi o segundo melhor, seguido por Marc Márquez, mais um representante da Espanha entre os três melhores colocados. Jack Miller, Aleix Espargaró, Pol Espargaró, Brad Binder, Joan Mir, Francesco Bagnaia e Álex Rins completaram as dez primeiras posições na disputa do Q2, à frente de Quartararo e Franco Morbidelli, em 11º e 12º, respectivamente.

Depois de não conseguir entrar no top 10 do terceiro treino, Quartararo precisou correr o Q1 e quase não avançou ao Q2. O francês da Yamaha teria caído na primeira fase se Johan Zarco, dono da melhor volta, não tivesse sido eliminado por causa de uma infração de bandeira amarela. Assim, o francês terminou em segundo, atrás do sul-africano Brad Binder.

Na disputa do Q2, o desfecho não foi dos melhores para o atual campeão, assim como não foi para o vice-campeão, Francesco Bagnaia, apenas nono colocado da disputa decisiva para formar o grid. O treino final começou com Marc Márquez na liderança. Depois de ser superado por Miller e Pol Espargaró, ele ainda conseguiu voltar para ponta ao aproveitar o vácuo de Bagnaia, em volta na qual fez 1min53s283, mas não manteve a posição.

Quando restava cerca de um minuto para o final, Martín desbancou o compatriota com o tempo de 1min53s011. Ainda deu tempo de Márquez ser superado por Bastianini, que já vinha em uma boa evolução de voltas rápidas até conseguir alcançar a segunda colocação do grid.

Com Quartararo em busca da redenção após as complicações nos treinos e Martín defendendo a ponta, a largada do GP do Catar será realizada ao meio-dia deste domingo (horário de Brasília).