SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu o compositor e músico americano, Burt Bacharach, aos 94 anos. A notícia foi confirmada, nesta quinta-feira (9) por sua agente, Tina Brausam. A causa da morte não foi informada.

Desde os anos 1960, as composições de Bacharach entraram para o repertório de grandes nomes da música americana, como Dionne Warwick, que gravou o sucesso “I Say A Little Prayer”, em 1967. O músico ganhou três estatuetas do Oscar. Em 1982, ganhou o prêmio por melhor trilha sonora e música original em “Arthur, O Milionário Sedutor” e, em 1970, levou a estatueta de melhor trilha sonora por “Butch Cassidy”

Ao lado do letrista Hal David, que morreu em 2021, Bacharach se tornou um gigante da cultura americana, com uma influência tão grande, que só rivalizava, nos anos 1960, com a dupla Lennon e McCartney. Bacharach foi autor de composições centrais do cancioneiro americano, como “I’ll Never Fall In Love Again”, de 1968, também na voz de Dionne Warwick. Ao todo, Bacharach teve 21 indicações e ganhou seis prêmios no Grammy.

Transitando por diferentes gêneros musicais, o compositor também teve sucesso na Broadway, com o musical “Promises, Promises”, de 1968, indicado para o prêmio Tony. Outros sucessos de Bacharach são “The Guy’s In Love With You”, do mesmo ano, que chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucessos dos Estados Unidos, sendo cantado por Herb Alpert, e “What’s New, Pussycat”, cantada por Tom Jones, em 1965.