SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Astrud Gilberto, uma das vozes da bossa nova mais conhecidas internacionalmente, morreu aos 83 anos. A informação foi compartilhada pelo perfil de sua neta, Sofia Gilberto, nas redes sociais.

“Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje. E está ao lado do meu avô João Gilberto”, diz o texto publicado no perfil.

Astrud Gilberto ficou conhecida mundialmente por ter cantado “The Girl from Ipanema”, a versão em inglês do clássico “Garota de Ipanema”. Por esse registro, se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de música do ano, nos Estados Unidos, ao lado do saxofonista Stan Getz, em 1965.

Naquele ano, o álbum “Getz/Gilberto”, parceria do músico americano com João Gilberto, ganhou o prêmio de disco do ano, e Astrud Gilberto foi indicada na categoria de artista revelação -a mesma de Anitta em este ano.

Nascida em Salvador, em 29 de março de 1940, Astrud Evangelina Weinert foi casada com João Gilberto entre 1959 e 1964, quando começou a cantar. Assim como Tom Jobim, ela é uma das artistas presentes em “Getz/Gilberto”, álbum que marcou a aproximação da bossa nova com o jazz e também a entrada do gênero brasileiro no mercado americano.

Leia Também: Morre Anna Shay, estrela do reality show da Netflix ‘Bling Empire’