Tornado é uma coluna giratória e violenta de ar que se estende para baixo de uma nuvem cumulonimbus CB, comum em fortes tempestades. E maio é o mês com maior índice de ocorrências deles. As informações são do meteorologista *Emerson Duran.

Inverno deve ser mais rigoroso esse ano nos Estados Unidos

O tornado inicia-se com a formação de um funil a partir da nuvem CB, o qual se prolonga até tocar o solo, quando efetivamente pode ser chamado de tornado. Ele pode se dissipar rapidamente ou agir por até uma hora, afastando-se da super célula por dezenas de quilômetros e sempre rodando como um pião.

Os tornados são fenômenos tipicamente terrestres, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que por sua vez, proporciona a formação do tornado.

Na “Escala Fujita” os tornados são classificados em função do potencial e intensidade de destruição, vai do nível F0 o de menor intensidade e com velocidade dos ventos de 65 a 115 km/h, até um tornado de maior nível F5, a maior intensidade da escala, podendo apresentar ventos com velocidade superior a 500 km/h, capazes de destruir e arrancar construções com boas fundações e até mesmo virar e arrastar carros por dezenas de metros.

Com dimensões e duração bem menores que a de um furacão, os tornados são capazes de gerar grandes catástrofes. Tornados são pequenos (500 m), rápidos (até 1h) e formam-se na terra, classificação de F0 a F5.

Tornados provocam mortes e falta de energia para milhares no sul do país

Furacões são extensos (500 Km), lentos (dias) e formam-se nas águas quentes do oceano, Categorias de 1 a 5, mas tornados e furacões podem o mesmo potencial de devastação.

Na Flórida, tivemos uma queda do número de tornados nos últimos anos, em 2017- 57, em 2018 -46 e em 2019- 29 tornados foram registrados no estado. A época mais propícia a formação dos tornados são nos meses de abril, maio e junho, com maior número no mês de maio, portanto, fiquem atentos aos avisos que vêm no seu celular ou TV, em forma de alertas WATCH ou WARNING.

O aviso de tornado WATCH é um aviso de previsão de tornado, ou áreas que as condições climáticas estão muito propicias para a formação de um tornado a qualquer momento, evite sair ao ar livre.

O aviso de tornado WARNING é um aviso de que um tornado foi visto e informado por observadores ou indicado pelo radar, onde existe uma séria ameaça à vida e à propriedade daqueles que estão no caminho do tornado, você deve agir imediatamente e procurar um abrigo seguro.

Ações para o tornado WARNING:

  • Não fique em carros, caminhões, trailers ou motorhomes, se você estiver em um desses, saia e procure abrigo.
  • Se estiver em um prédio de mais de um andar, desça até o térreo, quanto mais perto do solo menor será o vento.
  • Mantenha as portas e janelas fechadas e travadas, procure ficar em algum cômodo que não tenha janela, quanto mais no interior da edificação melhor, ficar embaixo das escadas fechadas é uma boa ideia.
  • Afaste-se das janelas e portas, que podem quebrar com objetos lançados pelo vento.
  • Retire ou amarre os objetos da área externa de sua casa que podem voar com o vento e quebrar as janelas, como cadeiras mesas, churrasqueiras, botijão de gás, etc.

* Emerson Duran (@vivaweather) é meteorologista e reside nos Estados Unidos.

Leia também

Fortes tornados provocam mortes no Alabama e atingem a Flórida

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Maio é o mês com maior índice de ocorrências de tornados apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News