Luciana foi para a porta do colégio ter notícias do filho

© Jair Amaral/EM/D.A Press Luciana foi para a porta do colégio ter notícias do filho

A funcionária pública Luciana Abade estava em casa, trabalhando, quando ficou sabendo pelo grupo de pais de alunos do Colégio Tiradentes nas redes sociais sobre o vazamento de gás lacrimogêneo na instituição, que intoxicou alunos, socorridos pelos bombeiros.

 

Em entrevista, ela contou que, no primeiro momento, não ficou muito assustada com a informação porque a situação é comum devido ao treinamento de soldados na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar. O Colégio Tiradentes fica bem próximo ao centro de treinamento da polícia.

 

“Já tinha acontecido de vazar gás dos treinamentos. Mas como várias informações foram chegando e eu não conseguia falar com o meu filho, decidi ir para a porta da escola para saber mais”.

 

O filho de Luciana, José Guilherme, estava na sala de aula quando o vazamento aconteceu. Ele contou que precisou carregar duas amigas que desmaiaram por causa do gás e relembrou uma outra vez que uma situação parecida aconteceu.

 

“Era o meu primeiro ano no colégio, em 2017. A mesma coisa aconteceu, mas em uma escala menor. O gás vazou e algumas pessoas passaram mal”, relembrou.

 

No momento em que Luciana ligou para o filho para ter mais informações, José estava ajudando a colocar os colegas na ambulância e não viu o celular tocar.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 30 alunos precisaram de atendimento devido ao vazamento de gás lacrimogêneo

 

Os militares que prestaram atendimento às vítimas suspeitam que o gás estava sendo utilizado por soldados em treinamento na Escola de Formação de Soldados, mas a situação ainda vai ser apurada.




© Google Maps

Outra ocorrência 

 

No final de semana, um soldado precisou de atendimento médico após uma granada explodir na mão dele durante um treinamento na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar.

 

Ele passou por cirurgia e, segundo o comando da Polícia Militar da capital, um inquérito foi instaurado para apurar o ocorrido.

 

O que é

 

Gás lacrimogêneo é um composto químico que causa a irritação dos olhos, seguido de lacrimação. É considerado uma arma não letal e é usado, principalmente, na dispersão de manifestações.

 

Mesmo assim, o gás pode causar sérios problemas nas regiões dos olhos, nariz, vias respiratórias, pele, boca e outros. Em ambientes fechados, o produto pode causar a morte devido a altíssima concentração que os compostos químicos podem atingir. 

Fonte: MSN