Primeiros-ministros de Polônia, República Tcheca e Eslovênia cruzaram a fronteira às 4h de Brasília




© Fornecido por RedeTV!

Os primeiros-ministros da Polônia, República Tcheca e Eslovênia, Mateusz Morawiecki, Petr Fiala e Janez Janša, respectivamente, viajaram para Kiev nesta terça-feira (15) para demonstrar apoio à Ucrânia em meio aos ataques da Rússia.

Os três são os primeiros líderes que visitam a capital ucraniana desde o início da guerra em 24 de3 fevereiro. Kiev está sendo alvo de vários ataques russos. A cidade amanheceu com duas explosões e funcionários dos serviços de emergência informaram que duas pessoas morreram.

Neste 20º dia de conflito, o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse em suas redes sociais que Vladimir Putin agride criminalmente a Ucrânia. Os representantes dos países cruzaram a fronteira com o país de trem por volta de 4h de Brasília.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.

Veja também!

>>> “Nem tudo está indo tão rápido quanto gostaríamos”, diz chefe da guarda russa

>>> União Europeia adota novo pacote de sanções contra a Rússia

>>> Tom Brady cancela aposentadoria e anuncia retorno ao futebol americano: ‘Negócio não finalizado’

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Fonte: MSN