Lewis Capaldi, de 26 anos, poderá vir a terminar sua carreira musical devido ao síndrome de Tourette, uma perturbação neurológica crônica que se traduz na presença de determinados tiques. O músico revelou em setembro do ano passado ter sido diagnosticado com a doença e, no documentário ‘How I’m feeling now’, produzido pela Netflix, abordou o tema e as dificuldades que tem enfrentado.

Capaldi explicou que seus tiques pioram quando ele está sentado tocando piano, e que isso é fisicamente doloroso. Em fevereiro deste ano, durante um show em Frankfurt, Alemanha, ele teve um ataque de tiques, contando com o apoio arrepiante dos fãs.

“Fico sem ar e minhas costas doem muito quando tento fazer o que é muito assustador. Fico desorientado, sinto como se algo estivesse acontecendo na minha cabeça e começo a transpirar. Todo o meu corpo começa a fazer o que meu ombro faz e começo a ter convulsões. Sinto que vou ficar assim para sempre ou morrer”, descreveu o músico referindo-se à síndrome de Tourette, ansiedade e ataques de pânico.

No mesmo documentário, Capaldi admite que a fama, a popularidade e a exigência emocional que o mundo da música tem associado podem agravar sua condição e ser prejudiciais no momento. A síndrome de Tourette é uma condição que pode causar uma série de tiques físicos e verbais involuntários e pode ser muito debilitante para quem sofre com ela.