RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Leonardo DiCaprio, 48, elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao divulgar novos dados sobre a queda do desmatamento na Amazônia em abril deste ano. Em contrapartida, o astro de Hollywood criticou a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Em uma publicação no Instagram, o ator compartilhou uma montagem que indica queda no desmatamento neste ano. “Sob Lula, desmatamento da Amazônia em abril de 2023 foi 68% menor que em 2022”, dizia.

Na legenda, o ator também repostou um texto sobre os dados divulgados na sexta-feira passada (30) pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). “A queda ocorre após 2 meses de maior desmatamento em fevereiro e março, mas ano a ano, o desmatamento ainda caiu 40% geral.”

Em seguida, o texto afirma que Bolsonaro havia afrouxado a fiscalização contra o desmatamento na Amazônia. “Muitos estão dando algum crédito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois ele começou a restabelecer políticas para proteger a Amazônia e os direitos indígenas após assumir o cargo. O presidente anterior, Jair Bolsonaro, os enfraqueceu e o desmatamento atingiu seu nível mais alto em 15 anos sob sua administração”, escreveu na postagem.