Imagine começar uma pesquisa científica a partir de uma foto que você viu na internet. Foi isso que aconteceu com os cientistas do Instituto de Pesquisa em Pesca e Vida Selvagem da Flórida.

A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem do estado postou uma foto nas redes sociais de um evento que parecia ser bastante incomum: uma cobra morta com uma lacraia pela metade em sua boca.




© Yuri Ferreira

Cobra considerada raríssima perdeu batalha contra lacraia mesmo depois de engolir animal

Pois é, foi isso que aconteceu; uma serpente acabou engolindo uma lacraia, que lutou com a víbora por dentro do aparelho digestivo e conseguiu matá-la depois de ter sido predada.

Porém, o que chamou a atenção dos pesquisadores não foi somente a tenacidade do artrópode, mas a sua vítima: a cobra era uma Tantilla oolitica, uma das serpentes mais raras do continente americano.

Considerada a víbora mais rara da Flórida, ela tem uma população muito pequena e costuma viver embaixo de rochas, e é dificilmente encontrada por pesquisadores.

Então, os membros do instituto de pesquisa rapidamente contataram a Comissão de Conservação e pediram para que eles guardassem os espécimes envolvidos na cena.

“Foi encantador quando vi as fotos”, disse através de comunicado o coautor do artigo sobre a serpente, Coleman Sheehy, do museu da Flórida. “É extremamente raro achar espécimes que morreram enquanto comiam uma presa, a gente nunca poderia prever um achado desses. Estamos totalmente estupefatos”, disse.

Então, eles dissecaram o animal e puderam estudar com detalhe seus hábitos. A pesquisa culminou em um artigo para a revista Ecology detalhando mais informações sobre suas descobertas.

A causa mortis também foi identificada através de tomografia: a lacraia perfurou a traqueia da cobra, fazendo com que o réptil se asfixiasse e morresse.

Fonte: MSN

Marcações: