Participar das atividades dos netos também é cultura.
O show de final de ano da Malú teve como tema um circo que apresentou a diversidade de culturas dos Estados Unidos e suas celebrações do mês de dezembro.
Deram ao show o titulo de The Greatest Holiday Show on Earth. E bota pesquisa nisto… Tiro meu chapéu para os professores de música. O show foi apresentado pelas 22 classes de Pre-K e primeiro ano, mas os 3 grupos de danças.
Para a classe da Malú coube apresentar uma música do Kwansaa.
E o que é isto?
Kwanzaa é a celebração nos Estados Unidos e em outras nações da diáspora africana nas Américas e dura uma semana. A celebração homenageia a cultura e vai de 26 de dezembro a 1 de janeiro, culminando com uma festa e troca de presentes. O evento foi criado por Maulana Karenga e foi celebrado pela primeira vez em 1966. A celebração visa reconectar os afro-americanos com suas raízes africanas e sua herança, mostrando os sete princípios da cultura, por esta razão do candelabro com as sete velas.
As palavras estão na língua Swahili e Matunda ya Kwanza significa as primeiras frutas da colheita.
Karenga diz que “a Kwanzaa é celebrada através de rituais, diálogos, narrativas, poesia, dança, canto, batucada e outras festividades”. Estas atividades devem demonstrar os sete princípios, Nguzo Saba:
• umoja (unidade)
• kujichagulia (autodeterminação)
• ujima (trabalho coletivo e responsabilidade)
• ujamaa (economia cooperativa)
• nia (propósito)
• kuumba (criatividade)
• imani (fé)
A cada dia uma vela de cor diferente deve ser acesa num altar onde são colocadas frutas frescas, uma espiga de milho por cada criança que houver na casa. Depois de acesa a vela, todos bebem de uma taça comum em reverência aos antepassados, e saúdam com a exclamação “Harambee”, que tanto significa “reúnam todas as coisas” como “vamos fazer juntos”. A grande festa é a de 1 de janeiro, quando há muita comida, muita alegria e onde cada criança deve ganhar três presentes que devem ser modestos: um livro, um objeto simbólico e um brinquedo.






Poderíamos dizer que para nós o Kwanzaa seria o Dia da Consciência Negra, porém desconheço quais são as celebrações.
Dito isto vamos ao show de Natal.
Depois das explicações acima, dá pra entender as velas que faziam parte da decoração e das camisas coloridas, com desenhos africanos que as crianças usaram. Malu é a de azul, bem no meio da foto. Querida, dando seu melhor no show.
Foi realizado no mesmo lugar do ano passado, South Miami Performing Arts e o teatro estava lotado.

O evento é muito prático e tenta ser o mais rápido possível, dado ao grande número de classes, mas sem deixar que cada uma tenha sua oportunidade de se apresentar.
Fico encantada o esforço dos pais, tanto a mãe quanto o pai, em estarem num show que começa cinco e meia da tarde, num trânsito super desfavorável pela época do ano e ainda com uma previsão de tempo de chuva, que realmente resolveu cair no final do primeiro show e início do segundo (classes dos maiores) para piorar a tensão dos professores que tem que fazer toda a logística para receber e devolver as crianças em segurança aos pais.
A programação do palco simples, mas linda.

Os alunos das classes de teatro fizeram a apresentação de cada música, contando um pouquinho sobre ela e sobre a escolha.
Mas o que movimentou a galera foi a tradicional canção infantil cubana Mi Burrito Sabanero e Feliz Navidad (ver vídeo abaixo), bem diferente do O Du Frohlich que me encantava nos finais dos cultos de Natal.
Meu genro lembrou seus tempos de criança, quando a mãe ensinou a música.
No final todas as classes voltam ao palco para o gran finale e claro, Malu deu seu próprio show. Rimos muito. Não sei o que passa na cabeça dela, mas que é animada é.

  • Artigo originalmente postado no blog www.debobagensaviagens.com.

O post KWANZAA – The Greatest Holiday Show on Earth apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News