Vulcão Anak Krakatau. Imagem: Anadolu Agency.

Após uma violenta explosão, o vulcão Anak Krakatau (também chamado Anak Krakatoa) entrou em intensa erupção na madrugada deste sábado, 11, na Indonésia, uma das áreas mais propensas a sofrer catástrofes no planeta. Outros três também apresentam atividade.

Localizado em uma região da Indonésia chamada Anel de Fogo do Pacífico, conhecida pelo alto número de placas tectônicas, erupções vulcânicas e terremotos, em dezembro de 2018 o vulcão originou um tsunami que matou 281 pessoas e feriu mais de mil no país.

De acordo com informações do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia, a explosão pôde ser ouvida em Jacarta, capital do país, que fica a 150 km de onde está localizado o vulcão, disparando colunas de cinzas a uma distância de 500 metros. Foi o suficiente para que as autoridades indonésias emitissem um alerta nível 2, o segundo mais alto da categoria em uma escala de 1 a 4 — e permanece com esse status até o momento.

Mesmo com o incidente, por enquanto nenhuma vítima foi registrada. Vários relatos de um forte barulho no céu no último fim de semana deixaram moradores de vilas próximas em alerta e eles procuraram se proteger em terrenos mais altos, após ouvirem estrondos e sentirem o cheiro dos gases da erupção do Anak Krakatau, segundo a CNN Indonésia.

Um morador disse à rede que a maioria dos habitantes ainda está traumatizada pelo desastre do tsunami em 2018, e por isso decidiu evacuar.

Outros três vulcões – o Monte Kerinci, em Sumatra Ocidental, o Monte Semeru em Java Oriental e o Monte Merapi em Java Central apresentaram atividade elevada na sexta-feira, mesmo dia em que o Anak Krakatau entrou em erupção, relatou o Jakarta Post.

Anak Krakatau, que significa Filho de Kratakau, é filho do famoso vulcão Krakatau, cuja erupção monumental em 1883 provocou um período de resfriamento global.

Erupção do Krakatoa já teve efeitos no planeta inteiro

As erupções do Krakatoa merecem destaque e atenção por parte de especialistas, uma vez que o vulcão se originou a partir do famoso Krakatau, que, em 1883, registrou uma das explosões mais impactantes no planeta, lançando resíduos em uma distância de 100 km de altitude. O resultado foram tsunamis que alteraram o clima do planeta, e isso alterou até mesmo as cores do crepúsculo e a qualidade do ar, além de matar milhares de pessoas.

Fonte: The Weather Channel

O post Vulcão Anak Krakatau e outros três entram em erupção na Indonésia apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News