Da lista, citada pela agência Europa Press, fazem parte a cantora ucraniana Irina Allegrova, a apresentadora de televisão Zhanna Badoeva, o cantor Dimitro Bilan, a apresentadora Dana Borisova e o cantor Oleksander Buinov.

Na lista consta também o nome do ex-jogador ucraniano Anatoli Timoshchuk, que se manteve como treinador do clube de futebol Zenit de São Petersburgo depois da invasão russa, a cantora Larisa Dolina, o ator Dimitro Diuzhev, a cantora Victoria Daineko, o ator Dimitro Jaratian ou o cantor Pilip Kirkorov.

Segundo o decreto 4/2023, foi aprovada a proposta do Serviço de Segurança da Ucrânia para a imposição de sanções económicas e outras restrições a estas pessoas.

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksii Danilov, será responsável pela supervisão e implementação destas sanções, de acordo com a agência noticiosa ucraniana Ukrinform.

Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano fica responsável por informar as autoridades competentes da União Europeia, Estados Unidos da América e de outros países sobre as sanções e restrições para que apliquem medidas semelhantes.

Em dezembro, o Presidente ucraniano havia imposto sanções a 13 religiosos da Igreja Ortodoxa Ucraniana, alguns dos quais com retirada de nacionalidade, uma decisão que o Kremlin classificou hoje de “satanismo”, uma vez que coincide com o Natal ortodoxo.

Outros religiosos ucranianos foram acusados de traição, atividades subversivas ou “difusão de teses propagandísticas entre os fiéis”.