Um dos mais reconhecidos Percussionistas Brasileiros. Nos conhecemos no auge da época “Paz e…

Um dos mais reconhecidos Percussionistas Brasileiros. Nos conhecemos no auge da época “Paz e Amor”, Hippies autênticos, praticantes de um código de conduta aonde não existia espaço para traição ou maldade. Sim, era possível viver com pureza, honra, e temos até hoje, orgulho disso…Naquela época, o bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro era o “point” da galera das artes em geral.

Tocamos juntos na banda Arroio, uma banda que ousava tocar meio que um “fusion”, ousadia na época…Sergio Boré tocou e gravou mais de 300 álbuns com artistas como Hermeto Pascoal, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Alçeu Valença, Gal Costa, Ney Matogrosso, Fagner, João Bosco, Tim Maia, Chico Freeman, John Surman, Andrew Motaung, citando apenas alguns…

Hoje em dia, Sergio se dedica ao seu grupo autoral, “Tambores Urbanos”, grupo criado por ele em 1982 no Rio de Janeiro, composto inclusive por membros de sua família, que já conta com 9 trabalhos gravados. Sergio Boré celebra e segue com plenitude os 50 anos da consolidada carreira no Brasil e no exterior.

“Tambores Urbanos” é reconhecido internacionalmente pela música original e encantadora, e em seu universo convivem os ritmos afro-americanos, a ambientação jazz-percussiva, a riqueza poética da cultura popular brasileira e a variedade de combinações instrumentais.

O repertório apresenta músicas instrumentais e vocais dos membros do grupo, uma família musical: Benjo Benitez, Pedro Tupã, Pilar Benitez e Sergio Boré. Escutem a suave mágica dos steelpans tocados a dedos nus, a força e a sutileza que impõem a seus inúmeros tambores, e você inevitavelmente será levado a um mundo de ritmos, intuição e espaços de sons.

Em 2020 Sergio Boré apresenta o novo álbum de Tambores Urbanos, dedicado à amizade e inspirado nos abraços que aquecem e permanecem na alma da gente. São 7 músicas inéditas dos integrantes do grupo, onde os ritmos afro-americanos a ambientação jazzpercussiva e a variedade de combinações instrumentais, convivem com as riquezas da cultura popular brasileira.

Em uma produção de Sultana Records e Casa de Tupan, foi gravado em 2019 entre Brasília, Montevidéu, Paris e Santiago do Chile. Depois mixado e masterizado por Lucas Trigueiro em Brasília Benjo Benitez, Pedro Tupã, Sergio e Pilar Benitez misturam a sonoridade de suas percussões, tambores e steel pans à kora e guitarras de Lucas Trigueiro e ao baixo fretless de Paula Zimbres.

Nas gravações contaram com as brilhantes participações de convidados internacionais: Os teclados do maestro uruguaio Hugo Fattoruso; o contrabaixo do carioca Carlinhos Queirós; a kora e a voz do Senegalês Zal Sissokho; a voz da Chilena Angelica Cardenas; o charango, flautas e guitarras de Victor Moris; o violino de Albert Melo e o violoncelo de Juan Angel Muñoz, todos chilenos. “Tambores Urbanos” tem linguagem própria e é reconhecido internacionalmente por sua música original e encantadora.

Os ritmos afro-americanos, a ambientação jazz-percussiva e a variedade de combinações instrumentais são alguns acentos neste universo, síntese poética de investigações etno-musicais e da convivência com comunidades rurais e urbanas.

Em suas andanças já soaram nos quatro cantos com diferentes formações e nos mais variados palcos: teatros, salas, auditórios, palácios, prisões, igrejas, escadarias, quilombolas, academias, assentamentos, universidades, beiras de praia, tendas, ginásios, rodas de fogueira…Aonde existam pessoas interessadas em melhorar a qualidade de vida do planeta.

“Fazer música sem fronteiras é inventar o real e o mágico existindo todos os dias, assim como as crianças donas do mundo sabiamente fazem existir.

Em nosso caminho está claro que vivemos o sonho que escolhemos sonhar. Conquistas, riquezas e desafios que somamos juntos com fé e fantasia. Com elas alcançamos dimensões além dos horizontes visíveis. E seguimos…” Grande inspiração a sua vida, amigo Boré.

Procure por ele nas redes sociais, Sergio Boré e Tambores Urbanos terá prazer em responder sua mensagem. Namasté!

Sergio Boré steel pans
Sergio Boré e Tambores Urbanos
Sergio Bore discos

Fonte: Brazilian Times