A partir do dia 27 de fevereiro, o Cine Humberto Mauro apresenta um recorte de filmes…

A partir do dia 27 de fevereiro, o Cine Humberto Mauro apresenta um recorte de filmes dirigidos por mulheres de diversas épocas e países. A programação contempla diretoras como Chantal Akerman, Ida Lupino, Marguerite Duras, Jane Campion, Sofia Coppola, Ava DuVernay, entre outras.

A Mostra Clássicas vai até 12 de março e é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão.

A curadoria se pautou por uma seleção de obras reconhecidas como clássicas da história do cinema mundial, abrangendo, também, trabalhos mais recentes que têm ganhado atenção da crítica internacional.

A maioria dos filmes presentes na mostra apresenta narrativas que destacam o protagonismo da mulher diante do seu próprio destino, como Jeanne Dielman (1975), de Chantal Akerman, que apresenta o cotidiano exaustivo de uma dona de casa como um gesto político.

Estarão na mostra, também, clássicos como Cléo das 5 às 7 (1962), de Agnès Varda, e O Piano (1993), de Jane Campion, eleito pela BBC o melhor filme dirigido por uma mulher. Maiores informações pelo fone (31) 3236-7400.

Lançamento álbum Negras Autoras

Nesta sexta, 28 de fevereiro, às 21h, A Autêntica recebe o show de pré-lançamento do primeiro álbum do coletivo Negras Autoras. A entrada é gratuita.

Importante símbolo da arte de matriz africana na capital mineira, o coletivo Negras Autoras nasceu em 2014 reunindo artistas negras e fortalecendo o protagonismo de mulheres que já vinham de uma longa caminhada em diversos projetos musicais.

A estreia nos palcos se deu em 2015 e, ao longo dos anos, o grupo desenvolveu dois espetáculos musicais, o Negra e o Eras, ambos abordando aspectos da mulher negra contemporânea.

Agora, Elisa de Sena, Júlia Tizumba, Manu Ranilla, Nath Rodrigues e Vi Coelho lançam seu primeiro disco. A noite contará com audição do disco e pocket show, no qual as artistas apresentarão algumas das 15 faixas que integram o álbum de estreia.

O Coletivo Negras Autoras é formado por Elisa de Sena, Júlia Tizumba, Manu Ranilla, Nath Rodrigues e Vi Coelho. Grupo formado por mulheres negras, mutli-artistas que encontram na arte a forma de descrever o percurso e o posicionamento da mulher negra ativa na sociedade.

Exposição Poteiro, o Popular e o Público no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a exposição Poteiro, o Popular e o Público, do artista Antônio Poteiro. A mostra acontece, que foi aberta em janeiro, vai até 30 de março. Na exposição, 30 obras inéditas que mostram a contundência da arte popular brasileira e de António Poteiro.

As peças perpassam a vasta produção do autor sobre o folclore brasileiro que incluem fotografias de arquivo pessoal junto a personalidades da cena cultural brasileira como Buler Marx, paisagista responsável pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha, e Jorge Amado, consagrado romancista.

A exposição é gratuita e estará aberta de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h.

Você Sabia?

“Quaresma” provém do latim “Quadragésima” e significa “quarenta dias” ou, talvez mais apropriadamente, o “quadragésimo dia”. É, pois, o período de preparação para a Páscoa, que inicia na Quarta-Feira de Cinzas e se estende até o Domingo de Ramos, quando tem início a Semana Santa.

Para Refletir:

Fonte: Brazilian Times