Notícias do Centro do Trabalhador.
O Censo USA 2020 já começou esta semana pela…

Notícias do Centro do Trabalhador.

O Censo USA 2020 já começou esta semana pela internet. Desde quinta-feira, dia 12, é possível responder à contagem oficial pelo site www.my2020census.gov mesmo sem ter recebido uma correspondência em casa. Há opção em responder o questionário em português, o que facilita e agiliza a participação.

A Comissão Brasileira do Censo USA 2020 começou a divulgar e explicar para a comunidade como funciona a contagem e sua importância para o recebimento de verbas. No último domingo, membros representantes das entidades gravaram vídeos que serão exibidos na TV e nas redes sociais.

Fazem parte da comissão: Centro do Trabalhador Brasileiro, The Welcome Project, Maps, Necc, Grupo Mulher Brasileira e duas instituições apoiadoras: BCHF e Eduque.

Responder ao Censo é fundamental para garantir a distribuição justa de verbas para as áreas de educação, saúde e transporte. Mesmo quem não é documentado deve participar, pois não há perguntas sobre permanência legal ou cidadania.

Representantes da Comissão Brasileira do Censo USA 2020 participaram da gravação de vídeos no último domingo.

Coalizão pede fundos para cursos de Inglês

Um painel com a participação de representantes da coalizão “Jobs Action Network”, realizado na quinta-feira passada na State House, reforçou a necessidade de ampliar fundos para cursos de inglês para imigrantes.

O Centro do Trabalhador Brasileiro (CTB), que é parte da coalizão, foi representado por sua diretora, Dra Natalícia Tracy, que falou sobre a importância de recursos para tornar os trabalhadores mais competitivos, adicionando ao currículo a habilidade de falar inglês. O painel contou com o apoio da deputada estadual Liz Malia (11th Suffolk).

A campanha para ESOL Resources reivindica uma emenda no orçamento no valor de $ 10 milhões de dólares para serem aplicados pelas entidades que ajudam comunidades imigrantes.

“Precisamos de programas mais inclusivos, com flexibilidade para que trabalhadores que tenham dois ou mais empregos consigam tempo necessário para estudar e ampliar suas possibilidades de crescimento”, destacou Dra Natalícia.

Dra Natalícia Tracy, a deputada Liz Malia e Lenita Reason, em painel na State House.

Lei para proteger vítimas de acidentes de trabalho
Com parte de uma coalizão, o Centro do Trabalhador Brasileiro participou na última terça-feira de um painel na State House que defendeu a importância de aprovar o projeto “An Act do Protect Injured Workers – H.4174 / S. 2401.

A proposta defende que trabalhadores, independentemente do status imigratório, possam receber proteção legal e compensação justa em caso de serem vítimas de acidentes no ambiente de trabalho. O painel contou com depoimentos de trabalhadores que sofreram acidente, além de discursos de apoiadores, com a advogada Arinda Brooks, convidada pelo CTB para falar em favor da aprovação do projeto. Ela trabalha com “worker’s compensation” e é parceira do Centro há muitos anos atuando em ações trabalhistas.

O chamado “worker’s compensation” é fundamental para garantir benefícios para empregados que se machucam no trabalho e precisam de cuidados médicos e renda enquanto não estão habilitados a voltar a trabalhar. Uma lei neste sentido evita também a retaliação de empregadores que fazem ameaças a imigrantes indocumentados. O projeto tem como patrocionador o senador Jamie Eldrige e o deputada Tram Nguyen.

Lenita Reason, Arinda Brooks, Paula Correa e Ana Paula Freitas no painel sobre lei de proteção a trabalhadores vítimas de acidentes.

Fonte: Brazilian Times