A violência doméstica ainda é um problema grande na comunidade brasileira que vive em…

A violência doméstica ainda é um problema grande na comunidade brasileira que vive em Massachusetts. Nesta semana, a redação do Brazilian Times foi contatada por alguns leitores que vivem na cidade de Lowell, Massachusetts, para relatar uma história envolvendo uma mineira que tenta a separação, mas o marido não quer aceitar.

De acordo com a fonte, que pediu para ter o seu nome mantido em sigilo, a mulher, que é natural de Ipatinga, está bastante assustada, pois mora com a filha e todos os dias o ex-marido vai até a casa delas tenta entrar. “Ele é violento e perigoso”, disse.

Recentemente, ele invadiu a residência. A mulher ligou para o 911, mas a polícia demorou a chegar e por isso não foi feito nenhuma prisão. Ele saiu antes da chegada dos oficiais. Depois deste ocorrido, ele retornou e ficou batendo na porta para entrar. A polícia confirmou o caso, mas disse que não pode fazer nada até que haja uma denúncia formalizada.

De acordo com as informações, depois que ela pediu o divórcio, passou a ser ameaçada pelo ex-marido.  Tanto a mineira, cujo nome será mantido em sigilo, quanto a filha estão com medo de que ele possa se tornar mais violento e algo pior aconteça.

A Violência Doméstica contra a mulher é considerada como qualquer ação ou omissão baseada no gênero feminino que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Dados divulgados pelas autoridades de Massachusetts mostram que houve vários registros de violência doméstica em lares brasileiros no estado durante a pandemia. Os especialistas alertam que qualquer mulher que seja vítima ou pessoas que conheçam alguém nesta situação, deve procurar ajuda imediatamente, principalmente para evitar que as agressões físicas e verbais se tornem mortais.

O jornal Brazilian Times procurou algumas organizações para obter mais informações sobre o assunto. 

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) mantém um programa de ajuda às violência doméstica e abuso sexual. Ele oferece suporte gratuito, confidencial e personalizado, intervenção em crises, planos de segurança, informações, encaminhamentos guiados, advocacia médica e legal, e outros serviços relacionados a vítimas de violência doméstica e abuso sexual. Para saber mais sobre o programa, acesse o link https://bit.ly/328Ykht.

No esforço de contribuir para a prevenção da violência doméstica, o Consulado-Geral do Brasil em Boston também iniciou uma campanha. Em seu site, a repartição consular divulgou uma lista com informações sobre entidades que atuam junto à comunidade e que podem informar sobre como buscar ajuda.

Além das entidades parceiras, o Consulado lembra que possui também o Programa de Apoio à Saúde e Bem-Estar, que dispõe de profissional para informar e orientar a comunidade sobre o acesso aos serviços de saúde na região em que atua.

Quem precisar de ajuda pode acessar o link https://bit.ly/3HvK7Ly onde estão relacionados os nomes das organizações que ajudam vítimas de violência doméstica.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW– O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Fonte: Brazilian Times