Maira Castellane, que mora em Clifton (New Jersey), emigrou do Brasil para os Estados Unidos com…

Maira Castellane, que mora em Clifton (New Jersey), emigrou do Brasil para os Estados Unidos com sua família em 1999. Assim que pisou em solo norte-americano, tornou-se imigrante indocumentada e manteve esse status por dez anos.

Depois de obter seu Green Card, em 2009, ela finalmente se tornou cidadã naturalizada, em 2014. É essa jornada de incerteza e perseverança que alimenta o orgulho da brasileira em se tornar uma aluna de Rutgers-Newark na classe de 2020. Ela receberá seu mestrado de administração pública da School of Public Affairs and Administration neste mês de maio.

“Meus anos como imigrante sem documentos é uma das razões pelas quais escolhi me formar em administração pública”, afirmou Castellane. “Eu sei como é se sentir invisível – não ter carteira de motorista, número de Seguro Social. Eu quero prestar serviço ao público, mas especialmente a qualquer população que possa ser negligenciada ou sub-representada nos assuntos públicos”.

O desejo de Castellane de ajudar outras pessoas a levou a se inscrever e ser aceita na Eagleton Fellowship, da Rutgers University em setembro de 2019. A bolsa de estudos é um programa de certificação interdisciplinary de um ano, aberta a estudantes de pós-graduação da Rutgers interessados em aprender mais sobre política e governo norte-americanos.

Os bolsistas expandem seu conhecimento do governo, dos assuntos públicos e da prática política, enquanto conectam sua experiência aos campos de estudo escolhido.

“A Eagleton Fellowship é um programa imersivo que nos permite interagir com políticos e altos funcionários do governo”, disse Castellane. “De janeiro a abril deste ano, trabalhei no Departamento do Trabalho de new Jersey e fui colocada no Gabinete do Comissário”, continuou.

Como resultado de sua experiência em Eagleton, Castellane aspira trabalhar para um departamento ou agência estadual ou federal. Enquanto aguarda a recuperação do mercado de trabalho, ela continuará sendo voluntária no Escritório de Inovação de New Jersey, respondendo a perguntas relacionadas ao COVID-19. “Enquanto eu não estiver trabalhando, continuarei dedicando tempo para ajudar durante a crise do coronavírus da maneira que puder”.

“Estou tão feliz por ter escolhido meu mestrado na Rutgers-Newark”, compartilhou ela. “A Eagleton Fellowship não teria sido possível de outra maneira”.

Castellane também elogiou como benefícios adicionais, a diversidade da população estudantil de Rutgers-Newark, o profissionalismo e o comprometimento de professores e funcionários e a localização da universidade em Newark, perto de Clifton.

“Sim, Rutgers é uma instituição conhecida e de grande reputação”, afirmou ela, que recebeu seu diploma de bacharel em História e Psicologia pelo Baruch College, em New York. “Mas o que torna a Rutgers-Newark ainda mais especial é a sua diversidade e a oportunidade de aprender com as experiências de outras pessoas. Há muito a ganhar com a exposição a outras culturas”, continuou.

É por esse motivo que ela viaja de volta ao Brasil anualmente. A brasileira também leva a filha de oito anos, quando possível. “O Brasil sempre fará parte da minha vida, então, compreensivelmente, quero introduzir a cultura brasileira em minha filha.

É importante que ela aprecie sua vida de privilégios aqui nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que adquire uma sensibilidade à situação dos menos afortunados. Minha experiência em Rutgers-Newark – bolsa de estudos, curso e envolvimento de professores e alunos – certamente ajudou a me manter fundamentada nesse aspecto”.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhor lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.

Fonte: Brazilian Times