Um estudante sul-coreano comeu uma banana que fazia parte de uma exposição do artista italiano Maurizio Cattelan, no Leeum Musuem of Art, em Seul, porque “tinha fome”, uma vez que não teria tomado o café da manhã.

O incidente ocorreu no domingo, 30, a que virou ‘comida’ se chama ‘Comedian’ (comediante, em português), que integra a exposição ‘WE’.

O estudante de 20 anos, identificado como Noh Huyn-soo, teria removido a banana da parede, onde estava colada com fita adesiva, numa ação que foi gravada por um amigo do jovem.

Depois de comer a banana, Noh Huyn-soo é visto colocando a casca no mesmo local, antes de deixar a sala.

A banana foi substituída 30 minutos depois do incidente, segundo o canal KBS News. O mesmo meio adiantou que, de acordo com o museu, a fruta é substituída a cada dois ou três dias.

“De certa forma, a obra de Cattelan é uma rebelião contra uma certa autoridade. Mas, na verdade, poderia ser outra rebelião contra a rebelião e, de fato, saí com uma casca no final. Bem, achei que seria divertido. Danificar uma obra de arte pode ser visto como uma obra de arte em si, por isso achei que poderia ser interessante. Na verdade, [a banana] não está ali para ser comida?”, disse o jovem, ao KBS News.

Ao tomar conhecimento do sucedido, o artista disse, segundo a BBC, que “não havia problema”.

Esta não é a primeira vez que a obra de Cattelan é comida. Em 2019, o artista performativo David Datuna fez o mesmo que o estudante, depois de banana ter sido vendida por 120 mil dólares (cerca de 600 mil reais), em Miami, nos Estados Unidos.

Leia Também: Menino de 4 anos morre ao ser esfaqueado acidentalmente