Os ataques aéreos e bombardeios diários na Síria levaram um pai a criar uma brincadeira para ajudar a filha a lidar com a tensão de viver em uma zona de guerra.

O jogo consiste em dar uma risada cada vez que ouvem o barulho de explosões.

“É um jato ou uma bomba?”, pergunta o pai, Abdullah Mohammad.

“Uma bomba”, responde a pequena Salwa.

O vídeo mostra a menina caindo na risada logo após ouvirem a explosão.

Quando Salwa começou a se assustar com os estrondos da guerra, o pai mostrou a ela crianças soltando fogos de artifício para convencê-la de que barulhos altos podiam ser engraçados.

Abdullah conta que tenta permanecer controlado e parecer feliz em meio aos ataques aéreos, para que a filha também se sinta calma e feliz.

A guerra civil na Síria levou Abdullah a fugir de sua cidade natal, Saraqib, na província de Idlib, e a morar com a mulher e a filha na casa de um amigo em Sarmada.

Ele é um dos 900 mil civis — incluindo meio milhão de crianças — que fugiram desde dezembro, quando teve início a ofensiva do governo sírio para retomar o controle da província de Idlib, último reduto das forças da oposição.

Centenas de pessoas foram mortas neste período, a grande maioria vítima de ataques do governo sírio e de seus aliados, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Idlib é o último grande bastião insurgente dos combatentes rebeldes e jihadistas que tentam derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, desde 2011.

Nos últimos anos, um fluxo migratório de refugiados dobrou a população de Idlib para cerca de três milhões, incluindo um milhão de crianças.

Fonte: BBC