A nuvem de poeira do deserto do Saara, apelidada de “Godzilla”, atravessou o Atlântico e atinge Cuba, começando a afetar a qualidade do ar também na Flórida desde ontem, quarta-feira, 24.

Em Miami, a qualidade do ar na quarta era considerada “moderada”, de acordo com o escritório de gestão de recursos ambientais e a secretaria de Saúde da cidade. As autoridades pediram que pessoas com problemas respiratórios permaneçam em casa.

Isto ocorre porque “o nível de material particulado indica a presença de pó saariano no condado de Miami-Dade, que pode durar até a próxima semana”, indicou um comunicado.

A poeira é tão espessa que pode ser vista em imagens de satélite e, uma vez atingida o sudoeste da Flórida, pode afetar até a qualidade da água.

Alguns especialistas chamam a intensa massa de ar muito seco e com poeira do deserto africano de “nuvem de poeira Godzilla”. É um fenômeno que ocorre anualmente, mas a deste ano está mais intensa.

Impulsionado por ventos fortes, o pó do Saara viaja através do Oceano Atlântico do oeste da África durante a primavera no hemisfério norte. Pequenas partículas de poeira se espalharão pelos raios do sol ao entardecer e ao amanhecer. Isso dará nascer e pôr do sol vibrantes e impressionantes.

A massa de ar seca e poeirenta percorreu 8 mil km até o Caribe e começou a encobrir desde o domingo, 21, San Juan, capital de Porto Rico, que parecia envolta em uma camada de neblina.

Nas próximas duas semanas, a poeira geralmente se espalhará por toda a região do Golfo e do Caribe, incluindo o sul da Flórida, para que ninguém tenha uma concentração densa, mas todos teremos céu leitoso e pôr do sol extra-colorido. Esse tipo de impacto menor do Saharan Dust é uma ocorrência normal em julho.

A desvantagem de ter o centro do nariz do sistema de alta pressão diretamente sobre a Flórida é o calor. As temperaturas avançam em torno de 90°F, com poucas chuvas para refrescar, pois não podem se desenvolver na atmosfera seca no ar.

O lado bom da poeira saariana que se espalha pelo Atlântico tropical é que mantém o desenvolvimento tropical sob controle. Não se espera que nenhum sistema tropical se desenvolva até o meio da próxima semana ou mais, embora seja possível outro distúrbio que comece não tropical e se mova para o norte da costa leste dos EUA. Com informações do canal WPBT. 

Não esqueça de pegar o telefone e tirar uma foto do nascer ou do pôr do sol. Compartilhe suas fotos conosco, enviando-as aqui ou nos identificando nas mídias sociais @gazetanews.

Para checar a qualidade do ar em tempo real, clique aqui. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Nuvem de poeira “Godzilla” prejudica qualidade do ar na Flórida apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News