O número de vítimas fatais do acidente de trânsito ocorrido no domingo durante o incêndio na Serra da Malagueta, na ilha de Santiago em Cabo Verde, subiu para nove com a morte de um técnico do parque natural, de acordo com fonte oficial do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde.

O acidente envolveu um caminhão das Forças Armadas cabo-verdianas, que transportava profissionais destacados para apoiar o combate aos incêndios que atingiram a Serra Malagueta e Figueira das Naus, cerca de 50 quilômetros ao norte da cidade da Praia.

O gabinete do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde havia inicialmente relatado sete mortos no acidente com a viatura militar, que ocorreu às 17:20 no horário local. Esse número foi posteriormente atualizado para oito militares e vários feridos graves, e agora para nove vítimas fatais.

No sábado, por volta das 10:30, o incêndio começou e atingiu a Serra Malagueta, Figueira das Naus e Fundura, obrigando a retirada de dez famílias da localidade de Figueira das Naus.

No domingo, 200 bombeiros e militares das Forças Armadas, apoiados por veículos pesados e leves de combate a incêndios e ambulâncias, estavam combatendo as chamas. O incêndio provocou cinco vítimas leves e uma em estado grave, todas transportadas para o hospital.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou no domingo que o governo decidiu decretar dois dias de luto nacional em memória das vítimas deste acidente. Tanto o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que está em visita oficial aos Estados Unidos, quanto o chefe do governo manifestaram sua solidariedade às famílias das vítimas e desejaram uma rápida recuperação aos feridos.