O jornalista norte-americano Grant Wahl morreu no Qatar, local trabalhava fazendo a cobertura da Copa do Mundo 2022, semanas depois de ter sido detido por usar uma camiseta com um arco-íris. De acordo com a CNN, o profissional de comunicação teria desmaiado durante o jogo entre a Argentina e Holanda, que ocorreu ao final do dia de sexta-feira, conforme mostra uma publicação da Globo na rede social Twitter.

Segundo a organização, cita a CNN, Wahl recebeu “tratamento médico imediato no local”, tendo sido posteriormente transferido para o Hamad General Hospital.

A federação dos Estados Unidos já lamentou a morte do repórter.

 

As circunstâncias da morte não são claras, mas o irmão de Wahl alega que o jornalista foi assassinado.

Num vídeo, compartilhado nas redes sociais, Eric Wahl revela ser gay, sendo esse o motivo pelo qual o irmão se solidarizou com a comunidade LGBTQ+ ao usar uma camiseta com um arco-íris, e conta que o jornalista teria sido alvo de ameaças de morte.

Recorde-se que, no dia 21 de novembro, o jornalista desportivo norte-americano da CBS Sports revelou que foi detido pelas forças de segurança do Estádio Ahmad bin Ali, no Qatar, por usar uma camiseta com um arco-íris.
  Notícias ao Minuto [Legenda]© Grant Wahl/Twitter  

O incidente aconteceu antes da partida entre os EUA e o País de Gales, pelo Mundial 2022. 

“Os seguranças se recusaram a me deixar entrar no estádio para o EUA-Gales. ‘Tem que mudar a tua camiseta. Não é permitido’”, escreveu o jornalista na rede social Twitter.

O jornalista teria ficado sem celular e continuou recusando retirar a camiseta, tendo sido detido e libertado cerca de meia hora depois.

A homossexualidade é proibida no Qatar. O símbolo do arco-íris tem sido várias vezes usado como forma de demonstrar apoio pela comunidade LGBTQ+ no país.