Uma jornalista russa morreu, nesta sexta-feira, após ser atingida por uma bala perdida num campo de treino militar na Crimeia, de acordo com os meios de comunicação oficiais russos. Svetlana Babayeva, de 50 anos, era responsável pela delegação da Rossiya Segodnya (Russia Today) em Simferopol, a segunda maior cidade da península anexada pela Rússia em 2014.

Segundo a RIA Novosti, agência de notícias russa e subsidiária da Rossiya Segodnya, a jornalista foi morta por uma bala perdida durante um treino de tiros num campo militar. Até ao momento, não foram divulgados mais detalhes sobre o acidente.

Foram várias as figuras pró-russas que prestaram homenagem a Svetlana Babayeva.

Sergei Aksyonov, governador russo na Crimeia, considerou que a morte da jornalista era uma “perda irreparável” e afirmou ter recebido a notícia com “profunda tristeza”.

Já Vladimir Saldo, dirigente da administração de ocupação russa em Kherson, afirmou que “Svetlana fez muito para transmitir ao público a verdade sobre o que se passando na região de Kherson”.

A porta-voz dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, expressou o seu amor pela jornalista. “Todos de chama de luz. Porque é quem tu és. Te amo muito, Sveta”, escreveu no Telegram. 

Antes de dirigir a Rossiya Segodnya em Simferopol, Babayeva foi responsável pela RIA Novosti no Reino Unido e nos Estados Unidos da América.