O Japão entrou em alerta de tsunami depois que um tremor foi detectado no mar perto da costa a cerca de 320 quilômetros ao norte de Tóquio, por volta de 10:22pm (horário local) desta terça-feira, 18, segundo a Agência Meteorológica do Japão. Milhares de casas perderam eletricidade.

O tremor foi detectado pelo Serviço Geológico dos EUA, que informou a movimentação de magnitude 6,4 ocorrida a 33 km de Tsuruoka, a uma profundidade de 16,1 km, segundo o The Weather Channel.

O alerta prevê a possibilidade de tsunami de elevação do mar em 0,2 a 1 metro no litoral noroeste da ilha principal do arquipélago japonês, nas prefeituras (províncias) de Yamagata, Niigata e Ishikawa, mais atingidas.

Estradas foram bloqueadas e mais de 9.000 residências ficaram sem eletricidade. Vídeo de dentro de um restaurante mostrou vidro quebrado espalhado pelo chão e itens arrancados das prateleiras.

Um grande deslizamento de terra fechou a Rota Nacional do Japão 345, perto da cidade de Murakami, em Niigata, informou o Shingetsu News.

Autoridades alertaram que fortes tremores podem ser esperados ao longo do dia.

O ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, deu uma entrevista coletiva para informar dos efeitos do tremor, que foi sentido com força na metade norte do país.

Suga disse que ainda estão avaliando as informações sobre eventuais vítimas e acrescentou que as usinas nucleares da região afetada, nas províncias de Niigata e Yamagata, não registraram fatos anormais no seu funcionamento.

Os primeiros relatórios disseram que três pessoas ficaram feridas, incluindo um homem idoso que machucou a perna.

O post Japão entra em alerta de tsunami após tremor no mar apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News